Sabe como pode proteger-se dos Cibercriminosos?

SEGURANÇA DIGITAL

Sabe como pode proteger-se dos Cibercriminosos?

Conhecer as situações de fraude mais comuns é o primeiro passo.

Conheça aqui o que precisa de saber sobre Cibersegurança.

É cada vez mais frequente ouvirmos falar sobre ataques cibernéticos, nos quais hackers maliciosos, utilizam diversos canais de comunicação para contactar as vítimas, muitas vezes fazendo-se passar por familiares ou entidades conhecidas, como o próprio banco. Nestas tentativas, é muito comum os criminosos copiarem logótipos e estilos de comunicação para parecerem credíveis, solicitando que a vítima execute uma ação específica, geralmente com urgência, de forma a impedir que verifique a autenticidade da informação.
Phishing

Phishing

Os Cibercriminosos enviam um e-mail fazendo-se passar por uma empresa pública ou privada com o objetivo de obter informações pessoais, profissionais ou financeiras.
Copiam os logótipos, o estilo das mensagens reais e pedem-lhe que realize alguma ação, normalmente com urgência.

Como atuar?
- Tenha cuidado se lhe pedirem palavras-passe ou dados bancários. Nunca forneça os seus códigos pessoais.
- Preste atenção ao remetente e-mail e, se vir algo de invulgar, não a abra.
- Se notar algo suspeito, não responda ao e-mail.
- Não clique em quaisquer ligações (links) ou descarregue anexos se lhe for pedida uma ação não solicitada.

Smishing

Smishing

É a tentativa de fraude através de uma mensagem de texto num telemóvel (SMS), para obter informações pessoais, profissionais ou financeiras. Normalmente, é-lhe pedido que clique numa ligação Web (link) ou ligue para um número de telefone para "verificar", "atualizar" ou "reativar" um serviço.

Como atuar?
- Não se apresse, não clique em links, arquivos anexos ou imagens sem verificar o remetente.
- Não responda a um SMS a pedir o seu PIN, palavra-passe bancária ou outras credenciais.
- O Bankinter nunca lhe pedirá as suas credenciais por SMS.

QRjacking

QRjacking

O ciberataque ocorre quando o utilizador lê um código QR do seu telemóvel que o direciona para um sítio Web falso, onde lhe são pedidas credenciais ou informações sensíveis.

Como atuar?
- Desativar a opção no seu telemóvel para abrir automaticamente as hiperligações ao ler um código QR.
- Utilize aplicações de digitalização que lhe permitam ver para que URL aponta o código antes de o abrir.
- Preste atenção no caso de o código QR ter sido adulterado.

Vishing

Vishing

Os Ciberatacantes fazem chamadas telefónicas para obter o seu dinheiro ou o da sua empresa, informações sensíveis ou acesso ao seu computador. Para o convencer, utilizam informações básicas sobre si que encontraram na Internet para o fazer acreditar que são uma entidade legítima. Também poderão fazer-se passar pelo banco a informar de uma operação fraudulenta sobre a sua conta, pedindo de seguida os seus códigos pessoais para alegadamente cancelar esse movimento.

Como atuar?
- Desconfie se alguém lhe telefonar criando um sentimento de urgência ou pressão.
- Não forneça informações sensíveis, incluindo os seus códigos de acessos ou códigos enviados por SMS para o seu telefone. Sem que operação tenha sido iniciada por si.
- Se o autor da chamada lhe pedir para descarregar software, clicar numa ligação ou abrir um ficheiro, não o faça.
- O Bankinter nunca o contactará para lhe pedir informações confidenciais.
- Se desconfiar, desligue e contacte o banco através dos números oficiais para confirmar a informação.

Baiting

Baiting

Um ataque informático em que um dispositivo amovível, como uma Pen USB, é utilizado para infetar o computador com um programa malicioso que permite obter informações confidenciais.

Como atuar?
- Tenha cuidado com os dispositivos amovíveis que não sabe de onde vieram.
- Mantenha sempre atualizado o software antivírus do seu computador.
- Não ligue dispositivos externos que não lhe pertençam.

Vírus no computador

Vírus no computador

Lembre-se que a sua navegação na internet não é segura e que a qualquer momento, inadvertidamente, poderá clicar num link ou descarregar um ficheiro que contém um vírus que poderá conceder a um Ciberatacante acesso remoto ao seu computador. Caso aceda a um site bancário e durante a sua sessão se sobreponha uma página (pop-up) com uma mensagem ou ação não lhe permitindo voltar à página original, não coloque os códigos SMS que receber. Esses códigos servem para autenticar operações que os Ciberatacantes estão a executar no seu computador enquanto essa página sobreposta lhe é apresentada.

Como atuar?
- Leia com atenção o conteúdo do SMS. O conteúdo apresentado é a operação que se vai realizar em concreto.
- Desligue o computador diretamente.
- Entre em contacto com o seu banco, dando-lhe nota do sucedido e altere os seus códigos de acesso.
- Corra um antivírus atualizado ou leve o computador a um centro especializado para que seja removido qualquer malware nele instalado.

Através de redes WiFi públicas

Através de redes WiFi públicas

As redes WiFi públicas são inseguras, pois são mais vulneráveis a ataques, quer tenham ou não uma palavra-passe.
Os cibercriminosos dão frequentemente nomes a redes WiFi públicas semelhantes às reais em locais movimentados, como um aeroporto.

Como atuar? - Não aceda ao seu banco online ou a informações confidenciais a partir de uma rede Wi-Fi pública ou sem uma palavra-passe.
- Não entre em redes WiFi abertas sem credenciais de início de sessão.
- Mantenha o seu browser e sistema operativo atualizados para a última versão disponível. Para além de ter um antivírus corretamente instalado.

Nas compras online

Nas compras online

Fazer compras na Internet pode ser seguro, mas por vezes aparecem ofertas que não são reais e podem ser fraudulentas.

Como atuar? - Certifique-se de que o URL começa com "https".
- Verifique se a loja online possui um certificado digital. Procure informações e críticas sobre a empresa.
- Certifique-se de que a apresentação da página não é bizarra ou contém erros.

Através de MB WAY

Através de MB WAY

O MB WAY é utilizado para enviar dinheiro utilizando apenas o número de telemóvel do destinatário. É uma funcionalidade que está incluída na própria aplicação do banco, mas que também pode dar origem a fraudes.
Alguns Cibercriminosos enviam pedidos de dinheiro via MB WAY a Clientes, que aceitam inadvertidamente a transferência de dinheiro quando pensam que estão a receber.

Como atuar?
- Não se esqueça de verificar o perfil do utilizador com quem está a interagir.
- Ao utilizar do MB WAY, certifique-se de que lê tudo corretamente antes de efetuar quaisquer transações.
- Quando receber uma transferência via MB WAY, o montante aparecerá instantaneamente na sua conta bancária e receberá uma notificação do seu banco para o informar.

Notícias falsas

Notícias falsas

Trata-se de notícias falsas que são difundidas para chocar e manipular a opinião pública, geralmente por razões políticas, económicas ou sociais.

Como atuar?
Analisar o meio de comunicação social que publicou a história e contrapô-la.
- Observe atentamente o URL, caso o considere suspeito.
- Verificar as datas em que foi publicado.
- Verificar se existem erros ortográficos e gramaticais.
- Verificar se as imagens foram manipuladas.

Fraude do Diretor executivo

Consiste em fazer-se passar por uma pessoa com autoridade sobre outras que têm acesso a ativos financeiros, com o objetivo de transferir dinheiro para as contas do Cibercriminoso. Utilizam geralmente o e-mail ou as chamadas telefónicas.

Como atuar?
- Desconfie de tais pedidos, especialmente se forem invulgares ou envolverem contas offshore.
- Examine cuidadosamente o remetente da mensagem e os erros gramaticais.
- Em caso de dúvida, verifique se a pessoa que o está a contactar é quem diz ser.

WhatsApp

WhatsApp

Um Ciberatacante cria uma conta fraudulenta fazendo-se passar por outra pessoa e usando uma fotografia que conseguiu, na maioria das vezes, através das redes sociais. Entra em contacto com a vítima com a mensagem de que aconteceu alguma coisa ao seu telemóvel (ex. avariou) e que está a usar um outro temporariamente. Pede ajuda para que realize um pagamento de serviço ou transferência por ele que mais tarde regulariza.

Como atuar?
- Não proceda ao pagamento solicitado.
- Em caso de dúvida, verifique se a pessoa que o está a contactar é quem diz ser. Ignore a mensagem de whatsApp e ligue de volta para a pessoa confirmando se o pedido é legitimo.

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Nunca contactará outra pessoa para solicitar estas informações em seu nome.
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