SEGURANÇA NA INTERNET

Proteja-se!

Sabia que nem todos os emails são o que parecem?

No Bankinter trabalhamos diariamente para garantir a sua segurança. Dado o contexto atual, continua a verificar-se um aumento de ciberataques através de comunicações fraudulentas.

Tipicamente, os ciberatacantes fazem-se passar por entidades de prestigio do setor privado ou público e podem contactá-lo através de email ou SMS, com o objetivo de obter dados sensíveis e confidenciais. Este tipo de ataque designa-se por Phishing, podendo chegar até si por email ou SMS ou, ainda, através de chamada telefónica.

Siga estas dicas para detetar e não cair em nenhum ataque:

Comprove se o remetente coincide com quem diz ser. Mesmo que se trate de um remetente que conheça deve desconfiar sempre, já que o endereço de email ou o número de telefone que está a ser usado para o contactar pode ter sido tomado de forma fraudulenta por um terceiro.
Desconfie se o assunto do email lhe parecer inesperado, se tiver o objetivo de lhe provocar pânico ou se lhe sugerem um sentido de urgência.
Suspeite se o cumprimentam de forma genérica sem indicar o seu nome ou se o conteúdo da mensagem apresentar erros ortográficos, má formatação ou incluir pedidos que lhe pareçam duvidosos.
Desconfie se lhe pedirem palavras-passe, dados pessoais ou dados bancários.
Em caso de dúvida, não clique em links nem abra ficheiros em anexo.
Não responda nem reenvie um email suspeito e contacte de imediato a entidade referida no email através de outro canal, para confirmar a autenticidade da comunicação.
Se recebeu um contacto em que desconfia que alguém está a tentar assumir a identidade do Bankinter, deverá comunicar de imediato para o endereço phishing.pt@bankinter.com a fim de lhe confirmarmos a autenticidade do mesmo.
Trabalhamos para a sua segurança.