Fraude na Internet

SEGURANÇA NA INTERNET

Fraude na Internet

Data 17.09.2020 – Pop up com simulação de transações

O Bankinter tomou conhecimento da existência de um software malicioso que tem sido propagado através de links e anexos maliciosos presentes em mensagens de correio eletrónico, fazendo-se passar por entidades fidedignas, com o intuito de dar credibilidade e incitar ao clique nestes links e anexos.

Caso veja um pop-up fora do normal, que indique que, por exemplo, estão a ser feitas atualizações de um módulo de segurança ou que está a ser feita uma simulação de pagamentos ou transferências, trata-se de uma atividade maliciosa.

Tenha sempre em conta que:
- O Bankinter não faz simulações de pagamentos nem de transferências;
- O Banco nunca pede a totalidade da sua password de acesso aquando do login, nem o preenchimento da totalidade das coordenadas do seu cartão matriz;
- Nunca aceda ao Bankinter Particulares ou Bankinter Empresas utilizando links que estejam em e-mails, SMS ou outros sites da Internet, nem mesmo através da opção dos “Favoritos” do browser. Desta forma, privilegie e digite sempre o endereço completo do Bankinter, por si mesmo, no Browser (https://www.bankinter.pt);
- Verifique sempre se o protocolo é seguro, i.e https;

Sempre que o site ou comunicação lhe suscite dúvidas, não hesite em contactar-nos através do número 210 54 80 00.

Data - 14.01.2016 - Chamadas telefónicas fraudulentas

Tomamos conhecimento que vários clientes e não clientes têm recebido chamadas telefónicas, algumas inclusive em Inglês, de pretensos funcionários da "Microsoft", a informar que detetaram anomalias nos seus computadores ou que a licença do software estava cancelada. Nesta sequência, indicam ao utilizador que é necessário proceder à remoção do software malicioso instalado no computador e/ou à aquisição de software (Antivírus), mediante o pagamento do serviço prestado, com um cartão bancário ou por transferência Western Union.

Na maioria destes contactos, o suposto comunicador da "Microsoft" procede da seguinte forma:

- Solicita autorização para aceder remotamente ao seu computador;
- Com este acesso remoto autorizado por si, podem copiar ficheiros pessoais e instalar programas maliciosos sem o seu conhecimento.

O objectivo deste contacto fraudulento é, também, obter dos nossos Clientes dados bancários.

Alertamos que não deve fornecer quaisquer dados pessoais ou bancários por telefone a supostas entidades fidedignas que o contactem, pelo que, sugerimos que desligue a chamada e contacte a entidade em causa, por forma a confirmar a veracidade do mesmo.

Esta fraude é designada por Vishing, cujo termo em Inglês é uma combinação entre as palavras voz (voice) e phishing, que tem como objectivo obter dados ou informações pessoais como números de cartões de crédito, palavras-passe entre outros.

Data - 21.01.2015 - Informação sobre Malware

Este tipo de ataque, designado por tipo Adware, que tem como função disponibilizar sites e banners com variados tipos de publicidade e redireccionamento para sites quando o utilizador está online. É tipicamente adicionado como add-on nos browsers Internet Explorer, Firefox e Google Chrome, quando é feita a instalação de outro software.
 

Deverá ter atenção ao seguinte:

- Estas páginas não são apresentadas pelos sites institucionais do Bankinter, mas sim através do redireccionamento para outros sites efectuado pelo malware;
- Para corrigir esta situação deverão desinstalar o programa/software que originou o redireccionamento, bem como assegurar que o computador/dispositivo está protegido com software actualizado anti-malware.

Data - 09.01.2015 - Alerta para tentativas de fraude por e-mail

Os e-mails de phishing estão preparados para serem vistos como se fossem enviados por entidades legítimas (exemplo: bancos; companhias de crédito; entidades governamentais), tendo como objectivo que as vítimas:

- cliquem num link que as leva para um site malicioso criado para parecer autêntico;
- revelem informações pessoais sensíveis;
- O seu principal enfoque é o roubo de identidade, para obtenção de benefícios em nome da vítima.

Caso receba um e-mail suspeito procure verificar e estar atento aos seguintes pontos:

- O endereço de e-mail do remetente é diferente do nome da entidade legítima;
- O e-mail não se dirige directamente à pessoa usando um cumprimento não específico tal como “Caro cliente”;
- Uma sensação de urgência. Exemplo: a ameaça de fechar a conta se não agir rapidamente;
- Solicitação de informação pessoal como username (nome de utilizador), password (palavra-chave) ou da conta bancária;
- O texto do e-mail é apresentado como imagem contendo um link embebido que redireciona para um site malicioso;
- Conteúdo do e-mail descrevendo uma ação não iniciada pela pessoa. Exemplo: transferência de um montante concluída com sucesso.

Data - 12.12.2014

​​

Alertamos para um recente esquema de fraude realizado através da apresentação de um ecrã falso que pede o número de telefone completo ao utilizador bem como outras informações.

O Bankinter aconselha:
O Bankinter reitera que nunca pede o número de telefone do Cliente no Bankinter Particulares, Bankinter Empresas ou por email. Mantenha secretas as suas passwords e dados de acesso ao homebanking.
Proteja-se contra esta e outras tentativas de phishing ou fraude informática fazendo um diagnóstico e limpeza de vírus no seu computador com software apropriado.
Por favor contacte a nossa linha de apoio Banco Telefónico através do 210 54 80 00 se identificar um ecrã semelhante ao representado na imagem em cima.

Data - 19.09.2014

Alertamos para um recente esquema de fraude realizado através de mensagens electrónicas (e-mails e SMS) que utilizam, de forma enganadora, a imagem de um Serviço de Correios.

Estas mensagens contêm links que ao serem acedidos são reencaminhados para sites de internet fraudulentos, com o objectivo de comprometer os computadores e dispositivos móveis (e.g. Telemóveis / smatphones e tablets) de forma a capturar dados pessoais / conta de clientes para serem utilizados em ataques/fraudes consequentes. Nestas mensagens é nomeadamente solicitada a actualização de Telemóvel.

O Bankinter Reitera:

  • Seja cauteloso com e-mails suspeitos que contenham links e/ou ficheiros anexos - em caso de dúvida, apague os e-mails.
  • O Bankinter nunca pede o número de telefone/telemóvel de Clientes no Bankinter Particulares, Bankinter Empresas ou através de canais inseguros como o e-mail.
  • Proteja o seu computador / dispositivo móvel com software actualizado de antivírus e firewall

Data - 19.02.2014

Esquema de phishing através de e-mail, que tem como alvo diversas instituições financeiras, incluindo o Bankinter. Estes e-mails são manipulados com o objectivo principal de capturar dados pessoais/conta para serem utilizados em ataques/esquemas consequentes. A captura de dados é efectuada caso a vítima execute o link para o website malicioso enviado no corpo do e-mail. O Bankinter nunca envia este tipo de e-mails e não solicita informações pessoais dos seus clientes através de canais inseguros, como o e-mail.

 

Data - 13.02.2013

O Bankinter detetou que vários Clientes receberam mensagens fraudulentas oferecendo um alegado mecanismo de proteção (representado na imagem em baixo) no Bankinter Particulares e Bankinter Empresas.

O Bankinter reitera que nunca pede o número de telefone do Cliente no Bankinter Particulares, Bankinter Empresas ou por email. Mantenha secretas as suas passwords e dados de acesso ao homebanking.

Proteja-se contra esta e outras tentativas de phishing ou fraude informática fazendo um diagnóstico e limpeza de vírus no seu computador com software apropriado.

Por favor contacte a nossa linha de apoio Banco Telefónico através do 210 54 80 00 se identificar um ecrã semelhante ao representado na imagem em baixo.

Data - 07.09.2012

O Bankinter nunca pede duas vezes coordenadas do documento de identificação no ecrã de login.

Proteja-se contra esta e outras tentativas de phishing ou fraude informática fazendo um diagnóstico e limpeza de vírus no seu computador com software apropriado.

Por favor contacte a nossa linha de apoio Banco Telefónico através do 210 54 80 00 se identificar um ecrã semelhante ao representado na imagem em baixo.