Sabia que nem todos os emails são o que parecem?

No Bankinter trabalhamos diariamente para garantir a sua segurança. Dado o contexto atual, continua a verificar-se um aumento de ciberataques através de comunicações fraudulentas.

Tipicamente, os ciberatacantes fazem-se passar por entidades de prestigio do setor privado ou público e podem contactá-lo através de email ou SMS, com o objetivo de obter dados sensíveis e confidenciais.

Este tipo de ataque designa-se por Phishing, podendo chegar até si por email ou SMS ou, ainda, através de chamada telefónica.

Comprove se o remetente coincide com quem diz ser. Mesmo que se trate de um remetente que conheça deve desconfiar sempre, já que o endereço de email ou o número de telefone que está a ser usado para o contactar pode ter sido tomado de forma fraudulenta por um terceiro.

Desconfie se o assunto do email lhe parecer inesperado, se tiver o objetivo de lhe provocar pânico ou se lhe sugerem um sentido de urgência.

Suspeite se o cumprimentam de forma genérica sem indicar o seu nome ou se o conteúdo da mensagem apresentar erros ortográficos, má formatação ou incluir pedidos que lhe pareçam duvidosos.

Desconfie se lhe pedirem palavras-passe, dados pessoais ou dados bancários.

Em caso de dúvida, não clique em links nem abra ficheiros em anexo.

Não responda nem reenvie um email suspeito e contacte de imediato a entidade referida no email através de outro canal, para confirmar a autenticidade da comunicação.

Se recebeu um contacto em que desconfia que alguém está a tentar assumir a identidade do Bankinter, deverá comunicar de imediato para o endereço phishing.pt@bankinter.com a fim de lhe confirmarmos a autenticidade do mesmo.

Nunca facilite o acesso ou forneça a terceiros qualquer detalhe relativo à informação dos seus cartões, tais como, nome, nº do cartão, data de validade e código de segurança (CVV).

Nunca transmita a terceiros códigos de segurança enviados pelo seu Banco, nem clique em nenhum link suspeito. Tenha atenção a operações que não reconhece.

Valide sempre o conteúdo dos SMS´s que recebe. Caso receba algum SMS suspeito em nome do seu Banco, entre de imediato em contacto com o seu gestor ou linha de apoio ao cliente.

Sempre que possível, ative mecanismos de segurança no seu telemóvel de forma a ocultar o seu conteúdo a terceiros (bloqueie a visibilidade das notificações no ecrã).

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