Cartões perdidos ou roubados
Proteja o seu PIN
- Não utilize os seus dados pessoais ou combinações que possam ser facilmente identificáveis no momento de seleção do seu PIN.
- O PIN do seu cartão é pessoal e intransmissível. Nunca revele o seu PIN a terceiros.
- Memorize o seu PIN e não o registe em nenhum local.
- Proteja o seu PIN não permitindo que terceiros o consigam captar.
- Proceda à alteração do seu PIN sempre que suspeite de uma situação anómala.
Tome conta dos seus cartões
- Assine a parte de trás dos seus cartões assim que os receba e guarde-os num local seguro.
- Nunca deixe que ninguém utilize o seu cartão para processar uma transação.
- Nunca entregue o seu cartão a ninguém, este é pessoal e intransmissível.
- Verifique a data de validade do seu cartão e ligue-nos de volta se não rececionou um novo no momento adequado.
- Reporte a perda ou roubo de cartões imediatamente.
Na ATM – Caixa Multibanco
- Se suspeitar de algo estranho na ATM – Caixa Multibanco, não a utilize e reporte a respetiva situação às autoridades competente e ao Banco.
- Evite a utilização da ATM – Caixa Multibanco se indivíduos suspeitos estiverem nas imediações.
- Não deixe que ninguém o distraia na utilização da ATM – Caixa Multibanco, em nenhum tipo de situação.
- Contacte a linha de atendimento Banco Telefónico: nacional – +351 210 54 80 00* se o seu cartão ficar retido inesperadamente na ATM – Caixa Multibanco.
Compras na internet
Utilize um computador fixo, computador portátil ou dispositivo móvel que esteja protegido com um software de segurança atualizado:
- Confira a idoneidade do comerciante previamente à partilha dos dados do seu cartão na internet ou pelo telefone.
- Introduza apenas os seus dados do cartão em sites seguros – verifique que o endereço do site do comerciante começa por “https” e que existe um cadeado cerrado na barra de endereço.
- Evite introduzir os seus dados de cartão em computadores públicos ou partilhados.
- Efetue sempre o logout nos respetivos sites após realizar a operação de compra e guarde o e-mail de confirmação da mesma.
No estrangeiro
Tome nota da linha de atendimento Banco Telefónico +351 210 54 80 00*:
- Leve um outro cartão ou um meio de pagamento alternativo de forma a não se encontrar dependente de um único meio de pagamento.
- Guarde uma cópia do recibo de pagamento e verifique os seus extratos cuidadosamente quando regressar.
*Chamadas para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.