Cartões perdidos ou roubados

SEGURANÇA NA INTERNET

Cartões perdidos ou roubados

Cartões perdidos ou roubados

Proteja o seu PIN

  • Não utilize os seus dados pessoais ou combinações que possam ser facilmente identificáveis no momento de seleção do seu PIN.
  • O PIN do seu cartão é pessoal e intransmissível. Nunca revele o seu PIN a terceiros.
  • Memorize o seu PIN e não o registe em nenhum local.
  • Proteja o seu PIN não permitindo que terceiros o consigam captar.
  • Proceda à alteração do seu PIN sempre que suspeite de uma situação anómala.

Tome conta dos seus cartões

  • Assine a parte de trás dos seus cartões assim que os receba e guarde-os num local seguro.
  • Nunca deixe que ninguém utilize o seu cartão para processar uma transação.
  • Nunca entregue o seu cartão a ninguém, este é pessoal e intransmissível.
  • Verifique a data de validade do seu cartão e ligue-nos de volta se não rececionou um novo no momento adequado.
  • Reporte a perda ou roubo de cartões imediatamente.

Na ATM – Caixa Multibanco

  • Se suspeitar de algo estranho na ATM – Caixa Multibanco, não a utilize e reporte a respetiva situação às autoridades competente e ao Banco.
  • Evite a utilização da ATM – Caixa Multibanco se indivíduos suspeitos estiverem nas imediações.
  • Não deixe que ninguém o distraia na utilização da ATM – Caixa Multibanco, em nenhum tipo de situação.
  • Contacte a linha de atendimento Banco Telefónico: nacional – +351 210 54 80 00* se o seu cartão ficar retido inesperadamente na ATM – Caixa Multibanco.

Compras na internet
Utilize um computador fixo, computador portátil ou dispositivo móvel que esteja protegido com um software de segurança atualizado:

  • Confira a idoneidade do comerciante previamente à partilha dos dados do seu cartão na internet ou pelo telefone.
  • Introduza apenas os seus dados do cartão em sites seguros – verifique que o endereço do site do comerciante começa por “https” e que existe um cadeado cerrado na barra de endereço.
  • Evite introduzir os seus dados de cartão em computadores públicos ou partilhados.
  • Efetue sempre o logout nos respetivos sites após realizar a operação de compra e guarde o e-mail de confirmação da mesma.

No estrangeiro
Tome nota da linha de atendimento Banco Telefónico +351 210 54 80 00*:

  • Leve um outro cartão ou um meio de pagamento alternativo de forma a não se encontrar dependente de um único meio de pagamento.
  • Guarde uma cópia do recibo de pagamento e verifique os seus extratos cuidadosamente quando regressar.

 

*Chamadas para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.