Níveis de Serviço - Canais Ponto a Ponto
Envio de ficheiros de Transferências a Crédito SEPA e Imediatas
| Ficheiros Transferências Emitidas - Host to Host (Canal Multibancário), SWIFT NET e FTP SIBS | Data-Valor(1) | Receção do ficheiro(1) | Observações(1)(2)(3) | |
| Transferências Internas | D | Até às 18h45 do próprio dia | Data Débito = Data Crédito | |
| Transferências a Crédito SEPA | Interbancárias | D | Até às 13h do próprio dia | Data Débito = Data Crédito |
| D+1 | Após as 13h e até às 18h45, no 2º dia útil | Data Débito D / Data Crédito D+1 | ||
| -(2)(3) | Após as 18h45, se data de processamento em D o ficheiro é rejeitado(2)(3) | Consultar notas | ||
| Internacionais | D | Até às 12h00 do próprio dia | Data Débito = Data Crédito | |
| D+1 | Após as 12h00 e até às 18h45, no 2º dia útil | Data Débito D / Data Crédito D+1 | ||
| -(2)(3) | Após as 18h45, se data de processamento em D o ficheiro é rejeitado(2)(3) | Consultar notas | ||
| Transferências Imediatas | -(2)(3) | Após as 18h45, se data de processamento em D o ficheiro é rejeitado(2)(3) | Consultar notas | |
Notas Importantes:
(1)As datas (valor e de disponibilização) e o preçário aplicado estão condicionados a:
- Horário dos sistemas de pagamento;
- Horário de liquidação do Banco beneficiário;
- Banco beneficiário ser ou não aderente a determinado sistema de pagamento;
- País de destino e respetivo fuso horário.
(2)Ficheiro enviado para um dia não útil TARGET, de acordo com as horas limite supra indicadas, o ficheiro será processado no dia útil TARGET seguinte à data de processamento indicada no ficheiro.
(3)Ficheiro enviado num dia não útil TARGET para processamento no(s) dia(s) seguinte(s) consecutivo(s) não útil(eis) TARGET será rejeitado.
Os ficheiros com o indicador “urgente” quando enviados ou autorizados entre as 13h00 e as 18h45, no caso de transferências interbancárias nacionais, ou entre as 12h00 e as 18h45, no caso de transferências internacionais, são processados no próprio dia e o crédito na conta do destinatário e a receção dos fundos ocorrem no dia útil seguinte (D+1).
Dias não úteis TARGET: Sábados, domingos ou um dos seguintes dias: 1 de janeiro, Sexta-feira Santa, Segunda-feira de Páscoa, 1 de maio, 25 de dezembro e 26 de dezembro.
Emissão de Extratos MT940
Os extratos MT940 são disponibilizados ao Cliente de acordo com a periodicidade e condições estabelecidas no Acordo, nos termos das Condições Gerais e Especiais acordadas entre o Cliente e o Banco.
SEPA Débitos Diretos (vertente credora)
O serviço de Débitos Diretos SEPA rege-se pelas condições Gerais e Especiais acordadas entre o Cliente e o Banco, que regulam a prestação do serviço de cobranças periódicas no âmbito dos esquemas SEPA Core Direct Debit e/ou SEPA B2B Direct Debit.
Prazo Máximo de Execução
Para os esquemas SEPA Core e SEPA B2B, aplicáveis a cobranças nacionais (Modelo 1) e transfronteiriças (Modelo 2):
- D – data de liquidação (débito ao devedor e crédito ao credor);
- D-2 – data-limite para envio do ficheiro para processamento e crédito das cobranças iniciais, recorrentes e/ou finais.
O Bankinter disponibiliza ao Cliente a informação relativa ao estado das instruções através do ficheiro de retorno, o qual ficará disponível através do canal contratado.
Dever de Informação
Ao abrigo do disposto no Decreto-Lei n.º 18/2007, de 22 de janeiro (na redação em vigor), e do Aviso 3/2007 do Banco de Portugal, informa-se:
- Data-Valor: a data a partir da qual a transferência ou depósito se tornam efetivos, passíveis de serem movimentados pelo beneficiário e se inicia a eventual contagem de juros decorrentes dos saldos credores ou devedores das contas de depósitos.
- Data de Disponibilização: o momento a partir do qual o titular pode livremente proceder à movimentação dos fundos depositados na sua conta de depósitos, sem estar sujeito ao pagamento de juros pela mobilização desses fundos.
- Dia-Útil (D): período do dia em que a instituição se encontra aberta ao público em horário normal de funcionamento (entre as 8h30 e as 15h).