Informação sobre o incumprimento de contratos de crédito e a rede de apoio ao consumidor endividado
Pari
PARI (Plano de Acção para o Risco de Incumprimento)
O PARI – Plano de Ação para o Risco de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, na sua redação em vigor, tem como objetivo promover a deteção precoce de indícios de degradação financeira do cliente bancário que possam originar uma eventual situação de risco de incumprimento.
Persi
PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento)
O PERSI - Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento, criado pelo Decreto-Lei n.º 227/2012, de 25 de outubro, na sua redação em vigor, visa promover a regularização de situações de incumprimento através da apresentação de propostas de regularização adequadas à situação financeira, objetivos e necessidades do cliente bancário.
Os clientes bancários com créditos em risco de incumprimento ou em atraso no pagamento das suas prestações podem obter informação, aconselhamento e acompanhamento junto da RACE (Rede de apoio ao consumidor endividado), a título gratuito. Para mais informações sobre a RACE, consulte o sítio da Direção-Geral do Consumidor na Internet, em www.consumidor.gov.pt.
Para saber mais consulte o Anexo I do Banco de Portugal:
- PDF (610.28KB) Anexo I Banco de Portugal
Para outras informações sobre os regimes relativos ao incumprimento de contratos de crédito contate 808 201 601*, nos dias úteis entre as 09:00 às 18:00 horas, visite uma Agência Bankinter, consulte o Portal do Cliente Bancário, em https://clientebancario.bportugal.pt e o portal “Todos Contam”, em www.todoscontam.pt
*Chamada para a rede fixa nacional. O custo da chamada depende do tarifário que tiver acordado com o seu operador de telecomunicações.