Estamos a melhorar a forma como prestamos os nossos serviços de investimento, para lhe proporcionar, em cada momento, soluções de investimento ajustadas às suas necessidades particulares.
Assim, sempre que desejar contratar um produto ou serviço de investimento será necessário responder a um novo questionário. A par das novidades introduzidas, o Bankinter passará a dispor de um conjunto de alertas que visam salvaguardar a atualidade e coerência da informação disponível.
De qualquer modo, no caso do questionário sobre conhecimentos e experiência, este poderá ser respondido a qualquer momento e quando lhe for mais conveniente em Bankinter Particulares/Investimentos/Questionário DMIF ou através do seu Gestor. Poderá fazê-lo para a totalidade das famílias de produtos que compõem a nossa oferta ou apenas para aquelas que habitualmente transaciona.
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Proteção e Transparência
Todos os nossos Clientes têm de realizar pelo menos uma Avaliação de Conhecimentos e Experiência antes de investir num produto de investimento. Por outro lado, têm acesso a mais e melhor informação quer antes, quer ao longo da vida do seu investimento.
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Formação dos nossos Colaboradores
Os nossos Colaboradores foram submetidos a um intenso programa de formação, a fim de poder prestar-lhe melhor informação e apoio na tomada de decisões de investimento.
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Flexibilidade e Acessibilidade
Os nossos Clientes passam a ter a possibilidade de investir em produtos de diferentes perfis de risco, de acordo com os seus objetivos para cada tipo de investimento.
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Acesso a Clientes Empresa
Os nossos Clientes Empresa passam a ter acesso, de uma forma mais alargada, a produtos e serviços de investimento, de acordo com os seus estatutos.
Modelo de Comercialização de Produtos de Investimento
Para o ajudar na tomada de decisões de investimento, será normal que solicitemos informação para podermos adequar um produto de investimento às suas expetativas e necessidades. Assim, em concreto, sempre que pretender adquirir um produto de investimento, ser-lhe-á solicitada a realização de um Questionário de Conhecimentos e Experiência e Preferências de Investimento. Esta necessidade de recolha de informação ocorre na primeira vez que pretender transacionar um produto de investimento de uma determinada família de produto e poderá ser mantida ou atualizada sempre e quando pretender transacionar um produto da referida família.
Adicionalmente, para os serviços de Consultoria para Investimento (numa base não independente, pontual) e Gestão de Carteiras, ser-lhe-á solicitada informação adicional sobre a sua Situação Financeira e Objetivos de Investimentos de modo a que possamos fazer uma recomendação adequada às suas circunstâncias específicas.
No âmbito destes serviços será, no entanto, possível adquirir produtos de diferentes perfis de risco de acordo com os seus objetivos para cada investimento, desde que enquadrados pelos limites de investimento para cada perfil definidos pelo Bankinter.
Estas são características do nosso modelo de comercialização de produtos de investimentos com vista à tomada de decisões mais informadas para proteção e defesa dos interesses dos nossos Clientes.
Prestamos adicionalmente, mais informação quer antes da aquisição de um produto de investimento, quer durante a sua vida. São exemplo disso:
- Documento de Informações Fundamentais (para os produtos que o exijam, por exemplo Produtos Estruturados, Seguros de Capitalização, entre outros);
- Relatório de Custos e Encargos previamente à aquisição de um produto de investimento ou adesão a um serviço de investimento;
- Propostas de investimento através do serviço de Consultoria para Investimento (não independente e pontual)
- Relatórios de Avaliação de Adequação na comercialização de produtos de investimento;
- Comunicação de desvalorizações superiores a 10% no serviço de Gestão de Carteiras ou em ativos alavancados e passivos contingentes;
- Relatório de Custos e Encargos num base anual;
- Relatórios de Avaliação Periódica para os serviços de investimento recorrentes (Gestão de Carteiras).
O nosso modelo permite o acesso generalizado e alargado aos produtos e serviços de investimentos pelos nossos Clientes Empresa, de acordo com os seus estatutos e código LEI (Legal Entitity Identifier), sempre que exigido.
Para obter informação mais detalhada sobre as características dos serviços e produtos de investimento, e a forma como o novo modelo de negócio está preparado para a defesa dos interesses dos seus interesses, por favor consulte os documentos em anexo:
Perguntas Frequentes
1. Quais os questionários a que terei de responder para poder subscrever/aderir a produtos e /ou serviços de investimento do Bankinter?
O Questionário de Conhecimentos e Experiência (‘appopriateness’) aplicar-se-á sempre que esteja a adquirir produtos de investimento por sua iniciativa (ex: fundos de investimento, ações, obrigações, ETFs, …), quer seja em presencialidade ou através de canais à distância, tendo como principal objetivo avaliar o grau de conhecimentos e experiência que tem na família do produto que pretende adquirir. O Questionário de Adequação (‘suitability’) aplicar-se-á sempre que estejamos perante um serviço de Consultoria para Investimento ou Gestão de Carteiras e incorpora não só a componente de Conhecimentos e Experiência, bem como perguntas sobre a sua Situação Financeira (nomeadamente a sua capacidade para suportar perdas) e Objetivos de Investimento (nomeadamente a sua tolerância ao risco). Adicionalmente, podemos também questioná-lo sobre as suas Preferências de Investimento para averiguar a sua compatibilidade com o Mercado-Alvo definido para o produto de investimento objeto de contratação.
2. Qual a importância da realização destes Questionários para a aquisição/adesão a produtos/serviços de investimento?
Estes questionários são fundamentais para aferir se um determinado produto ou serviço é adequado ou compatível para si. Deste modo, é fundamental que preste toda a informação solicitada de forma rigorosa e que proceda à sua atualização sempre que se verifique algum facto relevante - quer na sua esfera pessoal quer quanto à sua situação financeira - que altere a informação previamente fornecida ao Banco. Só deste modo, poderemos ajudá-lo a tomar as melhores decisões de investimento.
3. Se não responder aos questionários não poderei adquirir produtos de investimento?Mais do que o caráter regulatório dos questionários consideramos que apenas lhe podemos prestar um bom serviço se munidos da informação relevante que o auxilie a tomar as melhores decisões de investimento. Deste modo, instigamos os nossos Clientes a responder aos Questionários conforme referido na primeira pergunta e a ter em consideração o respetivo resultado obtido, de acordo com a avaliação efetuada pelo Bankinter, antes de tomar uma decisão de investimento.
Poderá responder a estes questionários através de uma agência Bankinter ou através dos Canais Digitais (Homebanking ou Bankinter Mobile App).
4. Os Questionários são apenas exigíveis para a aquisição de Produtos Financeiros Complexos?
Não. Os questionários serão necessários na aquisição/reforço de qualquer produto de investimento (complexo ou não complexo). Desta forma, terá informação adicional para a tomada de decisões de investimento sobre a adequação ou não do produto à sua situação específica.
5. Não tenho a intenção de adquirir novos produtos de investimento no curto prazo. Tenho de realizar algum Questionário?
Não. Os questionários apenas são solicitados no caso de pretender adquirir /reforçar um produto de investimento. No entanto, sugerimos realizar o Questionário de Conhecimentos e Experiência disponível no seu Bankinter Particulares em Investimentos/Questionário DMIF para as famílias de produto que considere mais relevantes. Deste modo, quando pretender adquirir pela primeira vez um produto de investimento no Bankinter o processo já será mais simples.
6. O meu Questionário de Conhecimentos e Experiência será válido por três anos. Significa que apenas no final deste prazo terei de atualizar a respetiva informação?
Não. Sempre que pretender adquirir um novo produto de investimento ser-lhe-á solicitado que responda às perguntas do Questionário de Conhecimentos e Experiência ou valide as respostas transmitidas anteriormente. Os seus conhecimentos e experiência numa determinada família de produto não são estáticos, isto é, poderão existir circunstâncias que implicam a alteração dos seus conhecimentos ou a sua experiência.
Exemplo 1: realizou uma formação sobre ações, pelo que os seus conhecimentos nesta família aumentaram;
Exemplo 2: realizou mais transações sobre ações, pelo que a sua experiência nesta família aumentou.
Em ambos os casos, esta informação adicional deverá ser incorporada nas respostas ao Questionário de Conhecimentos e Experiência.
7. No caso de um produto de investimento ser não adequado/compatível, poderei avançar com a aquisição/reforço do mesmo?
Se a iniciativa de aquisição/reforço do produto for sua (através do Serviço de Receção, Transmissão e/ou Execução de Ordens) a decisão final será sempre sua . No entanto, não deixaremos de referir que um determinado produto não está adequado/compatível aos seus conhecimentos e experiência/preferências de investimento.
Se a pretensão de aquisição do produto de investimento for realizada através do serviço de Consultoria para Investimento, tal não será de todo possível, uma vez que a prestação deste serviço pressupõe sempre a apresentação de uma proposta adequada/compatível às suas circunstâncias específicas.
8. No caso de pretender adquirir um produto estruturado no Bankinter, como terei de proceder?
Os produtos estruturados são Produtos Financeiros Complexos que o Bankinter constrói de modo a permitir aos seus Clientes aceder a soluções de investimento alternativas com algum nível de proteção face ao investimento direto nos mercados e com um retorno definido de acordo com as condições pré-estabelecidas. Neste sentido, constituem soluções em que o Bankinter acredita poderem complementar a oferta tradicional de produtos de investimento, sendo importantes numa carteira de investimento diversificada. Tendo em conta todos estes fatores, o Bankinter coloca estes produtos em consultoria para investimento , solicitando ao Cliente informação sobre a sua situação financeira (nomeadamente capacidade para suportar perdas), objetivos de investimento (nomeadamente tolerância ao risco) e conhecimentos e experiência para produtos estruturados, de modo a assegurar que o produto é adequado ao Cliente. Este processo aplica-se também para outros produtos recomendados como, por exemplo, fundos perfilados e seguros Unit-Linked.
9. Não poderei adquirir produtos estruturados se os mesmos não forem adequados?
O Bankinter apenas recomendará produtos que se mostrem adequados.
10. Como saberei se um determinado produto é adequado?
O Bankinter providenciará um relatório de avaliação da adequação onde poderá verificar porque é que consideramos que um determinado produto é ou não adequado. De qualquer modo, para os produtos que apenas requeiram a avaliação de conhecimentos e experiência (por exemplo ações, obrigações, fundos de ações, ETFs, entre outros) a determinação do carácter adequado da operação resultará da avaliação que faremos dos seus conhecimentos e experiência sobre a família de produto em causa. No caso de produtos adquiridos no âmbito do serviço de consultoria de investimento (por exemplo, produtos estruturados, seguros de capitalização, entre outros) a adequação será suportada, não só pela avaliação dos conhecimentos e experiência, como também por outros fatores, nomeadamente, tolerância ao risco, prazo de investimento e necessidades de liquidez.
11. Utilizo o Bankinter Particulares para diversas operações, nomeadamente para adquirir produtos de investimento. Tenho de realizar algum questionário de adequação ainda que a iniciativa seja minha?
Sim. Tal como referido anteriormente, sempre que adquirir qualquer produto de investimento vai ser requerida a realização de um Questionário de Conhecimentos e Experiência (para ações, fundos de investimento, …) e Preferências de Investimento.
12. Se pretender vender um produto de investimento, é necessário realizar algum questionário de adequação?
Não. Os questionários apenas são requeridos no caso de subscrições de produtos de investimento.
13. Sou um Cliente conservador. No entanto, sou conhecedor do funcionamento dos mercados e, por vezes, gosto de investir com risco. Será possível adquirir produtos com diferentes níveis de risco consoante os meus objetivos de investimento?
Sim. Uma das principais características do modelo de comercialização de produtos de investimentos prende-se com a possibilidade do Cliente solicitar ao Banco consultoria para investimento e definir diferentes objetivos de investimento, mais ou menos conservadores.
14. Na sequência da resposta anterior, significa que poderei investir a totalidade do meu património financeiro em produtos de risco mais elevado?
Por recomendação do Banco não o poderá fazer. Consideramos que deverá procurar sempre soluções diversificadas e evitar excesso de concentração em produtos de risco elevado, ainda que o contexto de mercado o propicie. Nesse sentido, definimos uma matriz de limites de investimento, sendo possível que, se pretender investir sempre de uma forma mais arriscada, o Banco não o recomende. No entanto, por sua iniciativa, poderá sempre investir do modo que considerar mais ajustado, mas deve ter em conta esta preocupação de sobre-exposição a produtos de risco mais elevado.
15. Sou sócio de uma empresa com alguns excedentes de liquidez para investir. Em que medida é que o modelo de investimentos impacta no negócio da minha empresa?
O modelo de comercialização de produtos de investimentos do Banco, permite que as Empresas possam adquirir produtos de investimento ou aderir a serviços de investimento desde que os respetivos estatutos não o limitem/impossibilitem. Contudo, será sempre necessário que obtenham o código LEI (Legal Entity Identifier) para a negociação de Valores Mobiliários Cotados e Derivados. No entanto, a aquisição/adesão a estes produtos/serviços de investimento, no caso dos Clientes Empresa, obedecerá a regras específicas associadas a este tipo de Clientes, nomeadamente na realização de questionários de Conhecimentos e Experiência, Preferências de Investimento e Adequação de acordo com a tipologia de produto definida e serviço associado.
Folheto Geral de Produtos e Serviços de Investimento
- PDF (581.04KB) Folheto Geral de Produtos e Serviços de Investimento
- PDF (984.23KB) Investment Services and Products Booklet
Famílias de Produto
- PDF (429.43KB) Dívida Pública
- PDF (427.27KB) Obrigações
- PDF (193.13KB) Obrigações Estruturadas
- PDF (555.37KB) Obrigações Hipotecárias
- PDF (423.98KB) Obrigações Subordinadas
- PDF (525.80KB) Obrigações Convertíveis
- PDF (205.21KB) Fundos Monetários
- PDF (205.42KB) Fundos Obrigações
- PDF (206.29KB) Fundos Ações
- PDF (204.93KB) Fundos Mistos
- PDF (429.81KB) ETF
- PDF (121.73KB) Depósitos Estruturados
- PDF (434.84KB) Ações
- PDF (427.63KB) Ações Preferenciais
- PDF (556.05KB) Direitos
- PDF (431.61KB) SOCIMI
- PDF (628.09KB) Forward Cambial
- PDF (230.68KB) Seguros Poupança
- PDF (236.37KB) Seguros Capitalização