Consumo

Será que a nossa vida cabe num ecrã?

Megatendências Megatendências

Quase poderíamos dizer que sim. É difícil imaginar os nossos tempos livres sem que estes passem, de uma forma ou de outra, pelos nossos ecrãs: compras, viagens, jogos, leitura, contacto com os nossos amigos... Os novos modelos de lazer conduziram e continuarão a conduzir a uma mudança no comportamento dos consumidores.

Porquê investir nesta tendência ?

- Uma mudança na nossa forma de viver.

Uma mudança progressiva que obriga a olhar para trás para nos apercebermos da alteração nos nossos comportamentos. Em 2000, a internet estava a dar os primeiros passos e os telefones móveis eram apenas isso, telefones. Duas décadas depois, é difícil imaginar as nossas vidas, o nosso quotidiano, sem tecnologia.

- O comércio eletrónico.

O comércio eletrónico está a crescer de forma consistente em todo o mundo. O exemplo mais claro: mais de 300 milhões de pessoas fazem compras na Amazon. E o número está a aumentar constantemente.

- A indústria dos videojogos.

Uma nova forma de lazer que regista um crescimento muito dinâmico. Um volume de mercado que nos EUA ultrapassa os 10 000 milhões de euros, mas que também aumenta significativamente na China e nos países emergentes, à medida que o acesso à internet se torna cada vez mais universal.

Estamos a assistir a um momento disruptivo em que a mudança não se limita ao lazer.

Uma época em que o protagonismo das empresas está a mudar rapidamente; em que os consumidores alteram os seus hábitos ao mesmo ritmo que surgem novas tecnologias: a forma como compramos, como e onde compramos, como nos informamos, como viajamos. Um momento particularmente atrativo para investir no consumo.

- E-Commerce: um ponto de viragem.
O comércio eletrónico está a sofrer um novo auge com o aparecimento de novos produtos de consumo, como os produtos alimentares, os bens de consumo ou os automóveis.

- As redes sociais e a publicidade online.
As redes sociais estão a impulsionar uma nova forma de comunicação, mais participativa, que está a transformar o setor da publicidade. Uma publicidade mais segmentada e direcionada.

- Videojogos, desportos eletrónicos...
As empresas de videojogos estão bem posicionadas, com um mercado e margens em expansão graças ao aumento dos conteúdos descarregáveis, à melhoria da capacidade de processamento gráfico dos telemóveis e ao impulso dado aos desportos eletrónicos, os novos eSports.

- E a música.
Uma indústria onde já é possível observar a sua transformação, uma indústria que passou de um modelo de distribuição de serviço único para o modelo atual de captação de valor a partir das subscrições.

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O comércio eletrónico em percentagem das despesas de retalho (excluindo setor automóvel)

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Fonte: Statista

O telemóvel, o grande protagonista da transformação do consumo

- Mais tempo, mais pessoas ligadas.
Os países desenvolvidos estão a passar mais tempo online e os países emergentes estão a aceder à internet pela primeira vez graças a estes dispositivos.

- Uma transformação visível nas infraestruturas.
Impulsionada pelo aumento da procura de banda larga (cabo) e de comunicações sem fios (satélite).

Mudanças globais, e não regionais, em que a tecnologia está a eliminar muitas das barreiras que favorecerão o comércio sem fronteiras.

Mudanças que impulsionam grandes alterações nas quotas das empresas, criando uma diferenciação entre empresas vencedoras e perdedoras.

Agregados familiares em todo o mundo com computadores ligados à banda larga fixa vs. smartphone por pessoa.

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Universo de investimento

O universo de investimento centra-se em empresas cujo modelo de negócio está orientado para a alteração do comportamento de lazer dos consumidores.

- Acompanhamos constantemente a evolução das tendências do mercado de consumo e de lazer, a fim de identificar empresas promissoras a longo prazo.

O que pensam os especialistas?

- De acordo com a Amadeus, prevê-se que as viagens "premium" cresçam a um ritmo de 6,2% por ano durante a próxima década, em comparação com um aumento de 4,8% por ano das viagens em geral durante o mesmo período.

- As Nações Unidas alertam para o facto de que, se a população mundial atingir 9600 milhões de pessoas em 2050, poderá ser necessário o equivalente a quase três planetas para fornecer os recursos naturais necessários para manter os estilos de vida atuais.

A nossa proposta de investimento

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