CRÉDITO HABITAÇÃO
Quais os custos associados ao crédito habitação?
Quais os custos associados ao crédito habitação?
1. Custos a pagar uma única vez:
1.1. Comissões iniciais:
- Comissão de Estudo do Crédito Habitação / Home Equity: Cobrada após Pré-Aprovação do Empréstimo (cobrada independentemente da formalização do Crédito).
- Comissão de Avaliação: Para providenciar o financiamento do empréstimo, o banco precisa fazer uma avaliação para saber o valor do imóvel, esta é a comissão cobrada quando efetuada a avaliação do imóvel. Cobrada após pedido da Avaliação. Fora do Distrito de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro acresce o custo da deslocação (é cobrada apenas 1 deslocação por processo).
- Comissão de Tramitação: Cobrada durante a fase de preparação da Escritura (cobrada independentemente da formalização do Crédito).
- Comissão de Solicitadoria: Cobrada durante a fase de preparação da Escritura.
- Comissão de Fiança: Cobrada durante a fase de preparação da Escritura, quando a Operação de Crédito inclui Fiadores (cobrada independentemente da formalização do Crédito).
- Comissão de Contrato: Cobrada aquando da formalização do crédito. Aplicável apenas no Crédito para Construção.
- Comissão de Formalização: Cobrada aquando da formalização do crédito.
No caso de Transferências de Crédito com Reembolso de Custos, as Comissões Iniciais são cobradas aquando da formalização do crédito.
1.2. Despesas / Impostos: Encargos cobrados pelo Banco, mas que revertem a favor de terceiros
- Registo online do instrumento do Cancelamento de Hipoteca: aplica-se quando terminar o contrato de crédito, antecipadamente ou não; custo de emissão de um documento em que é declarado o cancelamento da hipoteca que serve de garantia de pagamento da dívida.
- Imposto do Selo de Utilização Crédito: a pagar aquando da disponibilização do empréstimo (cobrado em conta DO).
As transferências estão isentas deste imposto pois o crédito apenas é utilizado uma vez, na Instituição de Crédito de onde foi inicialmente contratado. O Home Equity paga sempre este imposto, ainda que no âmbito de transferência.
1.3. Outros Custos: Encargos cobrados por Outras Entidades
- Custos legais e de formalização: A formalização do contrato (escritura), é formalizada via Casa Pronta ou via Notário.
- Opção Casa Pronta: Contrato celebrado na Conservatória do Registo Predial. O custo respeita a um pacote de serviços, que inclui a transmissão do imóvel (excepto nas transferências), o contrato de crédito e os registos. Neste ponto indica-se proporção do custo do Serviço Casa pronta imputável ao financiamento.
- Opção Notário
- Emolumentos de Registos de Hipoteca: custo da Conservatória do Registo Predial;
- Honorários Mútuo: custo do Notário.
2. Comissões periódicas: Valores exigidos pelo banco ao cliente pelos serviços por este prestados.
2.1. Comissões no decorrer do processo:
- Comissão de Manutenção de Conta: comissão cobrada trimestralmente pela manutenção da conta à ordem. Considera-se sempre esta Comissão na informação de Crédito Habitação, mesmo que o Cliente se encontre isento do pagamento da mesma (cenário conservador). Esta comissão é considerada apenas no Crédito Principal.
- Comissão de Vistoria: Cobrada após a formalização do contrato de crédito, em empréstimos para obras, construção ou libertados em tranches, e cumulativa com Comissão de Avaliação. O valor indicado é por cada vistoria, sendo realizadas, por norma, e consideradas para os cálculos, 4 por empréstimo.
2.2. Despesas / Impostos Encargos cobrados pelo Banco, mas que revertem a favor de terceiros
- Imposto do Selo sobre Juros: aplicável exclusivamente no Crédito Habitação para Arrendamento e no Home Equity / Crédito Hipotecário para Outras Finalidades.
2.3. Seguros: Seguro Vida e Seguro Multiriscos
Contacto
-
Conheça a nossa Oferta em Crédito Habitação
Conheça todas as modalidades de Crédito Habitação que o Bankinter disponibiliza.
-
Campanha de Crédito Habitação..
CAMPANHA CRÉDITO HABITAÇÃO
Conheça a Campanha de Crédito Habitação do Bankinter. Faça já a sua simulação!