Informação Diária de Mercados

ANÁLISE DE MERCADOS FINANCEIROS

Informação Diária de Mercados
Com as informações de mercados e produtos elaboradas pelos nossos Analistas, terá ao seu dispor as ferramentas de análise e informação imprescindível.

Ontem: “Dados económicos reforçam tendência positiva das bolsas. Europa valoriza apesar da ausência de Wall Street.”

Boa sessão para as bolsas europeias (ES-50 +2,3%), na qual o IFO alemão atuou como catalisador, num dia em que NY e Londres estiveram encerrados. O IFO melhorou substancialmente em maio, batendo umas expetativas que não eram modestas (79,5 vs 78,5 estimado vs 74,2 anterior). O mesmo ocorreu com o ZEW na semana passada. Embora a Alemanha vá mais adiantada face ao resto na Europa e a sua gestão da crise tenha sido mais eficaz, o mais importante é que a situação já melhorou em maio, sem termos que esperar por junho. É inclusive melhor do que nós próprios esperávamos… As obrigações periféricas valorizaram, em particular as italianas, cuja yield quebrou em baixa a barreira dos 1,60%. O euro corrigiu ligeiramente (1,09/$ desde 1,10/$ na semana passada) perante toda a incerteza em torno do Pacote de Recuperação. Em suma, tratando-se à partida de uma sessão de “transição”, acabou por ser melhor do que o esperado…

 

Hoje: “Esperança no Fundo de Recuperação Europeu.”

A madrugada na Ásia foi muito positiva, com o Nikkei (+2,6%) a subir ainda mais do que Europa ontem (EuroStoxx-50 +2,3%) apesar da ausência de NY, cujas bolsas permaneceram encerradas devido ao Memorial Day. Os futuros americanos vêm com uma tendência de ganhos, sendo que o S&P500 parece “querer” testar os 3.000 pontos. O banco central chinês (PBOC) irá reforçar ainda mais as suas ferramentas de política monetária (corte de taxas de juro, entre outras). Embora a variável nº 1 para o mercado agora mesmo continue a ser o fluxo de notícias sobre as relações sino-americanas, o atual “silêncio” ou ausência de acusações nas últimas horas é interpretado com uma espécie de “tréguas” que permite às bolsas deixarem-se levar um pouco mais na sua tendência positiva. Os IPO’s parecem estar a intensificar-se nos Estados Unidos e isso é um sinal muito positivo, não só em relação às bolsas, mas também em relação ao ciclo económico.
Hoje não teremos dados macroeconómicos relevantes, pelo que a referência determinante serão as notícias sobre o Fundo de Recuperação Europeu… sobre o qual estamos algo céticos. No entanto, enquanto continuar a reabertura de economias, as bolsas aproveitarão para subir algo mais.

 

Última atualização: 26-05-2020 às 09:30