Imagen

María Dolores Dancausa, prémio Forbes “Melhor CEO do ano”

04.04.2022

Escrito por: Bankinter

A gestão de María Dolores Dancausa à frente do Bankinter, "acompanhada pelos resultados do último ano da entidade têm sido fundamentais para se tornar a vencedora do IX do prémio CEO da Forbes", refere este órgão. Afirma ainda que "a visão digital da empresa, cumplicidade na tecnologia e inovação, bem como a consciência social em prol do investimento sustentável, foram também pilares fundamentais para a sua escolha". O júri do prémio é composto por empresas nacionais e internacionais.

Em 2021, a Forbes considerou María Dolores Dancausa como a quinta melhor executiva no ranking de CEO de Espanha que este órgão de comunicação social prepara anualmente. Destacou ainda como o melhor executivo do setor das "finanças e seguros" e a primeira mulher dentro desta prestigiada lista, correspondendo a um exercício que a Forbes definiu como "um dos anos mais difíceis das nossas vidas".

Em 2013, a publicação já tinha atribuído a María Dolores Dancausa o mesmo Prémio Forbes "Melhor CEO do ano", tendo sido a única mulher a receber este prémio.

María Dolores Dancausa tem uma carreira de mais de 11 anos como CEO do Bankinter, período em que levou o banco aos seus mais altos níveis de rentabilidade e solidez. Em 2021, o banco obteve um lucro recorde de 1.333 milhões de euros após uma operação histórica para o Bankinter, como a segregação bem-sucedida e o IPO da sua subsidiária de seguros, Línea Direta. Precisamente, o seu anterior cargo antes da sua chegada ao Bankinter era de CEO da Línea Direta.

Nos últimos anos, o Bankinter reforçou a sua posição junto entre os grandes bancos espanhóis. Não só é o mais rentável da banca espanhola, em termos de ROE ou retorno de capitais próprios, como é também um dos mais solventes. Assim, e como mostram os mais recentes testes de stress realizados pela Autoridade Bancária Europeia sobre o sector bancário, o Bankinter é o banco espanhol mais sólido face a possíveis cenários adversos em Espanha e o terceiro na Europa.