Imagen

Megatrends 2022: Quais são as tendências de inovação para o futuro?

23.03.2022

Escrito por: Bankinter

As 10 tendências de inovação que terão maior impacto no futuro

A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo, pelo que a Fundação lançou esta pergunta aos seus mais de 700 experts: que tendências na inovação terão maior impacto na nossa sociedade a médio prazo, nos próximos 2, 4 ou 6 anos?

Dar resposta a esta questão é a missão principal do Future Trends Forum, o think tank internacional da Fundação em que as vozes mais destacadas da Fundación Innovación Bankinter analisam o presente para desenhar o futuro com precisão. 

Detetar as tendências de inovação que modificarão a nossa tecnologia, modelos de negócio e sociedade não é tarefa fácil. Por isso, o objetivo do Megatrends 2022 é colocar uma lupa no presente, que é onde encontramos respostas às principais perguntas sobre o futuro, assim como pistas sobre a direção que as nossas ações e estratégias devem tomar.

A identificação destas 10 tendências é fruto do trabalho de análise e seleção dos mais de 700 profissionais de renome internacional que colaboram com a Fundación Innovación Bankinter. Uma vez por ano, os experts do Future Trends Forum propõem variados temas e elegem quais os que terão maior impacto no futuro próximo. O Megatrends 2022 é uma forma de partilhar todo o conhecimento com a sociedade e de antecipar as tendências que permitirão transformá-la através da inovação.

São 4 as categorias em que se enquadram as propostas: Tecnologia e Ciência, Tendências Emergentes, Progresso Económico e Futuro da Sociedade. Uma vez obtidas e analisadas todas as propostas, estas são submetidas a uma votação que, neste caso, se apresentam no seguinte ranking: 

  1. Tecnologia: Conexões humanas num mundo cada vez mais virtual.
  2. Inteligência artificial avançada e as suas consequências para as pessoas.
  3. Metaverso, blockchain e Cibersegurança.
  4. Mobilidade: até onde vai a automação do transporte público e privado?
  5. Ciência: microbioma humano, uma porta à cura de doenças.
  6. Trabalho: o potencial da tecnologia.
  7. Educação: um novo paradigma educacional num mundo em mudança.
  8. Sustentabilidade: transição ecológica e transformação dos negócios.
  9. O futuro próximo do envelhecimento: esperança de vida versus qualidade de vida.
  10. A ética nas redes sociais e o seu poder para influenciar e dividir comunidades.
Megatrends 2022

Uma lista global de temas que a Fundação, em conjunto com os seus experts, desvendará e analisará com maior detalhe e profundidade durante 2022.

O Megatrends 2022 está disponível no site da Fundación Innovación Bankinter