Imagen

Estratégia de investimento semanal (27 Setembro)

27.09.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Início e final da semana com dados macro americanos bons. No meio, os PMI’s consolidam-se e a tensão devido ao aumento da inflação. Será difícil avançar.

 Na 2ª e 3ªfeira temos dois dados macro americanos provavelmente bons:
Bens Duradouros e Confiança do Consumidor. Irão permitir um início da semana ligeiramente altista, após a debilidade de 6ªfeira. Mas logo depois a situação complica-se.

Na 5ªfeira é o último dia para que o Senado americano aprove o aumento do “teto das despesas”, algo que é claro.

Entre 5ª e 6ªfeira, publicam-se os PMI’s Industriais e inflação nas principais economias. Os PMI’s não constituem um problema porque estão em níveis excelentes e uma ligeira queda seria natural.

Com 2 advertências de sinal contrário: a China situa-se em 50,1, pelo que poderá entrar na zona de contração económica, enquanto que os EUA se situa em 59,9, nível que poderá manter. Mas os PMI’s não parecem ser um problema.
No entanto, cuidado com os dados de inflação: Alemanha +4,1%, Espanha +3,6%, UE +3,3% e o Deflator do Consumo Privado americano ou PCE de 6ªfeira poderá subir desde os atuais +4,2%.

Perante todo este cocktail, as bolsas terão dificuldades em avançar, enquanto que as obrigações irão sofrer, aumentando as suas yields, tal com aconteceu na semana passada.

O mercado deverá parar e pensar durante alguns dias, pelo menos até conhecer o desfecho de todos estes dados macro, o que acontecerá com Biden no Senado, as repercussões da Evergrande (bolsa chinesa fechada a 7 de outubro) e as criptomoedas após a proibição da China.