Imagen

Estratégia de investimento semanal (29 Outubro)

02.11.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Embora o fluxo de resultados empresariais vá continuar, perderá atractividade porque as principais empresas tecnológicas e financeiras dos EUA já publicaram os seus resultados.

O mercado está calmo com o balanço provisório: com 295 empresas publicadas, o aumento médio do EPS do S&P500 é de +37,9% vs +28,4% esperado e bateu as expectativas em 82,0%. Isto é o que realmente apoia os mercados bolsistas.

As referências mais relevantes esta semana são o BoE, a Fed e o emprego nos EUA. Há mais, mas estão em segundo plano. O emprego nos EUA (quarta-feira e sexta-feira) será bom ou normal, mas é pouco provável que venha a dececionar. O mau é que o mercado ficará indiferente a ele porque já o tem descontado.

Quanto à reunião da Fed na quarta-feira (19h), deverá especificar quando - seja em novembro ou dezembro - começará a reduzir o seu programa de compras, uma vez que, se o mercado o aceitar sem a mínima alteração (o que veremos), deverá terminar até Julho de 2022. Portanto, deve começar a reduzir agora e é precisamente esta confirmação, esta concretização, que o mercado espera na quarta-feira, caso contrário poderá reagir mal.

Mas o mais importante, sem dúvida, pode ser o BoE de quinta-feira porque é o único dos bancos centrais de primeira linha que não tem um programa constante de compra de activos, mas introduziu um total de 895.000MGBP na altura, reduziu a sua taxa de referência para 0,10%... e, portanto, o seu primeiro movimento, quando o realizar, será diretamente um aumento da taxa de juro (+10 p.b., para 0,20%?). E isso pode acontecer antes do final de 2021, pelo que não está de modo algum fora de questão que, por exemplo, na quinta-feira o transmita e na sua próxima reunião de 16 de Dezembro o execute.

Fala-se pouco disto, talvez demasiado pouco, e o mercado não o está a descontar. Quando o BOE se move, a pressão sobre o BCE aumentará. Devemos ter cuidado com isto porque as bolsas podem assustar-se, embora temporariamente. E isso pode acontecer já esta semana.