Imagen

Estratégia de investimento semanal (22 Outubro)

25.10.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

O fundamental esta semana é a campanha de resultados empresariais, que atinge o seu auge, publicados não só nos EUA mas também na Europa (embora com menos intensidade). As mais importantes são as grandes empresas tecnológicas americanas que poderão definir o rumo da semana, como é o caso da Google, Amazon, Microsoft, Facebook ou a Apple.
De momento, o balanço do 3T’2021 nos EUA é muito positivo: +32,4% vs. +28,4% esperado.

A reunião do BCE também será importante. Deverão repetir que a inflação é “em grande parte transitória” e o essencial é o efeito nos salários. Além disso, o mercado estará atento a quaisquer pistas sobre o novo programa de compra de obrigações que irá substituir o PEPP (Programa de Emergência).
O importante é que as condições financeiras continuarão a ser favoráveis para a reativação da economia e a liquidez muito elevada, independentemente da Fed começar a retirar os estímulos em novembro.

Por fim, teremos abundantes dados macro:
Serão conhecidos os registos dos EUA do PIB 3T’2021, os Pedidos de Bens Duradouros, a Confiança do Consumidor ou o Setor Imobiliário.

Na Europa, serão conhecidos os dados do PIB 3T’2021, IPC e IFO alemão. Os dados macro poderão abrandar ligeiramente, particularmente os PIB’s, devido às perturbações nas cadeias de fornecimento, mas continuarão a refletir níveis saudáveis e compatíveis com um contexto de crescimento económico dinâmico.

Se os resultados empresariais, particularmente a tecnologia americana, correrem como esperamos que corram, o razoável será que as bolsas mantenham a sua inércia altista e que seja capazes de conviver com a correção das obrigações, níveis de inflação que serão estruturalmente mais elevados e o abrandamento na China.