Imagen

Estratégia de investimento semanal (20 Setembro)

20.09.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Esta semana reúnem-se nada menos que 9 bancos centrais das principais economias. Contudo, o mais importante é que a Fed apresente alguma perspetiva sobre a redução do seu programa de compra de ativos ou tapering, sem se comprometer demasiado, a fim de conservar a flexibilidade para ações futuras e para que Powell (Fed) acerte na sua conferência de imprensa. O mais provável é que corra bem porque Powell é excelente em contextos formais e este é um deles.

A Fed deverá focar ligeiramente mais a sua perspetiva sobre o tapering, mas sem precisar demasiado e assim evitar comprometer a sua liberdade futura de atuar de forma flexível, caso as circunstâncias piorem. No entanto, se as circunstâncias correrem mal, a Fed deve poder atuar livremente e por isso não deve assumir compromissos concretos na 4ªfeira. Por isso pensamos que dirá algo sobre o timing (começar a reduzir no final de 2021) e irá insistir na gradualidade para tranquilizar o mercado, mas é pouco provável que diga alguma coisa sobre os montantes.

Mais alguma coisa esta semana?

Sim, na China, a Evergrande entrará em incumprimento e isso afeta imobiliárias e os bancos. O Japão e a China estarão encerrados hoje, mas Hong Kong continua aberto e cai aproximadamente 3,5%. Além disso, dúvidas sobre o sucesso de Biden em conseguir que o Congresso aprove as subidas de impostos que irão financiar parcialmente o seu plano de infraestruturas.
Por outras palavras, semana complicada pela tensão natural antes da reunião da Fed na 4ªfeira, pela instabilidade imobiliária e financeira na China e as dúvidas sobre o programa de Biden e o limite máximo de despesas em outubro. Pouco volume e quedas de momento até 4ªfeira, mas na 5ª e 6ªfeira com tendência para uma ligeira subida.