Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (19 Novembro)

22.11.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Inevitável diferença entre os EUA (S&P500 +0,3%) e a Europa (ES-50 -0,3%) na semana passada, onde os riscos estão a aumentar: 

1. Surtos/confinamentos no Norte da Europa;

2. Aumento dos preços da energia sem que os governos europeus façam algo tangível para solucionar;

3. Ameaça da Rússia, que utiliza o gás natural como arma de guerra, à Bielorrússia para testar a solidez da fronteira polaca e aumenta a pressão militar sobre a Ucrânia após a invasão da Crimeia em 2014.

Nenhum destes riscos é puramente de mercado - exceto talvez os preços da energia - mas eles afetam o mercado e tornam-no mais vulnerável.

Entretanto, os dados macro dos EUA não são apenas bons, mas sim excelentes e isso permite a NY estabelecer novos máximos históricos.

Em suma, a semana passada foi melhor para a Wall St. do que para a Europa, o que faz sentido se compararmos a força do ciclo expansionista em ambas as frentes e a evolução dos riscos abertos.

Esta semana deverá ser muito importante por causa da Black Friday, mas na realidade podemos não ter os primeiros números de vendas até ao fim-de-semana... por isso o tom dos próximos dias será determinado pela qualidade dos dados macro relativamente abundantes que serão divulgados na terça e quarta-feira e/ou pela evolução dos 3 principais riscos que pesam agora sobre a Europa:

a) Energia (abastecimento e preços);

b) Contágios/confinamentos;

c) Geo-estratégia absolutamente imprevisível (Rússia).

Hipoteticamente e em paralelo, a qualquer momento Biden anunciará se renovará Powell na Fed para além de fevereiro, quando termina o seu mandato, ou se, pelo contrário, nomeará Brainard (membro do Conselho de Governadores do Fed), que é ainda mais dovish.

Clarida (vice-governador) disse na sexta-feira que talvez decidissem ir mais depressa com o tapering na sua reunião do dia 15. Isto poderá dar alguma jogada a uma semana que se espera deficitária de fortes referências, uma vez que os primeiros números de vendas da Holiday Season não estarão disponíveis antes do final da sexta-feira, na melhor das hipóteses.

Espera-se que as vendas aumentem no intervalo +8,5%+10,5% e parece difícil desapontar tendo em conta a recente força da macro dos EUA e particularmente o emprego assim como na segunda-feira 29, a Cybermonday.

Todos estes resultados são realmente importantes para continuar a empurrar Wall Street. Mas, enquanto aguardamos, teremos alguma desorientação e cautela, especialmente na Europa devido aos riscos acima mencionados.

Por conseguinte, não devemos esperar demasiado desta semana (um bom resultado seria laterizar), mas sim prepararmo-nos para um último impulso antes de terminar 2021, graças aos resultados da Holiday Season americana... sempre e quando a geoestratégia e os surtos de vírus o permitam.