Imagen

Estratégia de investimento semanal (13 Setembro)

13.09.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

Esta é a semana antes da reunião da Fed e tudo depende de como sairá a inflação americana amanhã.

 

 

Para que tudo continue como está (ou seja, bem com uma perspetiva ampla) é necessário que a inflação americana de amanhã apresente algum sinal de enfraquecimento, porque dará a razão à Fed (também ao BCE e a outros bancos centrais) quando defendem que a subida da inflação é transitória. Isso permitiria manter uma atitude dovish, com uma reação lenta e cuidadosa na hora de reduzir os estímulos. E manteria o mercado tranquilo, permitindo que as bolsas continuassem a avançar lentamente, embora com altos e baixos, e que as obrigações permanecessem suportadas e que o seu ajuste fosse adiado.

Espera-se +5,3% desde +5,4%. No entanto, bastará apenas uma décima para que o mercado acredite que, efetivamente, a sua subida é transitória e, por extensão, que a Fed será ligeiramente mais dovish do que o esperado  na 4ªfeira da próxima semana. Isso permitiria continuar a desfrutar da atual “continuação benigna”, confiantes de que o mercado continua protegido por uma espécie de capa de teflon que o torna quase invulnerável. Mas se a inflação não diminuir… cuidado.

A reação do mercado não será nada boa, com as bolsas e as obrigações a caírem perante o receio de uma reunião da Fed com uma abrodagem mais hawkish. A inflação americana de amanhã vai decidir quase tudo.

Esta semana também teremos outras referências, como as Vendas a Retalho dos EUA na 5ªfeira ou , nas 6ªfeira, a Confiança da Universidade de Michigan e a Quadruple Witching Hour… mas o fundamental é a inflação americana.