Estratégia de Investimento Semanal (11 de agosto)

Estratégia de Investimento Semanal (11 de agosto)

14.08.2023

Escrito por: Bankinter

Bolsas: “Sem catalisadores até Jackson Hole. Semana de indefinição e volumes reduzidos”

A semana passada foi mais intensa do que o estimado.

O imposto à banca italiana, o corte de rating a bancos médios Nos EUA e uma macro fraca na China impuseram o nervosismo no início da semana. As bolsas corrigiram-se, mas recuperaram terreno rapidamente. O EuroStoxx-50 reagiu ao imposto italiano com um retrocesso de -1,1% e acabou a semana praticamente plano (-0,3%, alinhado com o S&P 500). Ajudou um IPC americano que, em julho obteve um resultado melhor do que o esperado. A taxa geral avançou menos do que o esperado (+3,2% vs. +3,0% ant e +3,3% esp) após a forque queda do mês anterior. A taxa subjacente moderou-se (+4,7%, alinhada com a estimativa vs. +4,8% ant) pelo quarto mês consecutivo. São boas notícias porque oferecem motivos à Fed para conter o seu ciclo de subidas de tipos.

Além disso, a OPA de Tapestry sobre Capri (prima +65%) animou o setor do luxo.

Esta semana a macro será abundante, mas não haverá nada realmente relevante até Jackson Hole.

Na Europa, destaca-se o ZEW alemão (terçafeira), a Produção Industrial (quarta-feira), a segunda estimativa do PIB do 2T (quarta-feira) e o IPC final (sexta-feira). Em conjunto, continuarão a apontar para um cenário de abrandamento gradual do crescimento e inflação. Sem grandes dramas. Nos EUA, as Vendas a Retalho (terça-feira), a Produção Industrial (quarta-feira) e o Indicador Adiantado (quinta-feira) apontarão para um certo aumento da atividade, ainda que não seja tão generoso para alertar a Fed. De facto, as Atas da última reunião (serão oublicadas na quartafeira) confirmarão a abordagem dependente de dados. A chave sobre os seus futuros movimentos não chegará até Jackson Hole. Celebrar-se-á 24/26 de agosto e será realmente o próximo catalisador relevante para o mercado.

A frente empresarial continuará ativa. Especialmente pelo lado dos retailers americanos. Target, Home Depot, Walmart e Estée Lauder permitirão testar a força do consumidor americano. Colocarão, praticamente, fim à temporada de resultados. Já publicaram 456 empresas do S&P 500 e o BPA médio cai - 6,8% vs. -8,9% estimado no início da temporada.

O lógico seria assistir a uma semana de indefinição com volumes baixos, típicos da época de verão, e com a visão em Jackson Hole. Agora, hoje, a sessão será em baixa. O setor imobiliário chinês preocupa. A maior promotora chinesa está em dívida de várias emissões e as bolsas asiáticas caem com força. Agora, é difícil que esta notícia provoque a realização de benefícios que estamos à espera para voltar a subir a exposição a bolsas. Como referência, uma queda de cerca de -5% no S&P 500 seria o sinal para subir a exposição ao rendimento variável de uns +5% adicionais. A inércia das bolsas continua a ser ascendente. Qualquer retrocesso provoca uma rápida entrada de capital. A semana passada é um bom exemplo. Veremos se Jackson Hole ou algum evento inesperado disponibiliza a oportunidade. De momento, parece pouco provável.