Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (10 de Dezembro)

13.12.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

 

Termina uma semana de recuperação nas bolsas, com um desempenho semelhante na Europa e nos EUA, impulsionadas por notícias que atenuam os receios iniciais sobre a Ómicron.

EuroStoxx-50 +0,0%; S&P500 +0,0%; Nasdaq100 +0,0%. Permanecem frentes em aberto, como a Inflação e a Geopolítica na Rússia/Ucrânia e na China/Taiwan, mas o sentimento dos investidores é sólido.

 

Esta semana há muitos dados macro, especialmente no setor industrial.

Destacamos:

A Produção Industrial na UEM (terça-feira) e na China (quarta-feira);

O Empire Manufacturing e Preços no Produtor nos EUA (quarta-feira);

PMI’s (Japão, UEM, EUA e Reino Unido na quinta-feira).

Conheceremos os dados das Vendas a Retalho (EUA e China na quarta-feira);

O Desemprego Trimestral no Reino Unido (quarta-feira);

IPC no Reino Unido (quarta-feira); o IPC final de Espanha e UEM (sexta-feira), estes dois últimos são de menor importância e o IFO de Clima Empresarial na Alemanha (sexta-feira).

Não esperamos surpresas negativas, estabilidade na expansão dos PMIs e moderação nas Vendas a Retalho.

O importante esta semana são as reuniões dos bancos centrais (Fed na 4ºfeira; BCE, BoE e SNB na 5ªfeira; BOJ na 6ºfeira) e as decisões e mensagens sobre as taxas de juro.

Após os dados fracos no PIB no Reino Unido (out +0,1% MoM, +0,4% esp.) e da Produção Industrial (out +1,4% YoY, +2,2% esp.) e a desculpa da Ómicron, o BoE não aumentará as taxas até à próxima reunião (3 de fevereiro).

Powell baixa no Senado dos EUA a estimativa do PIB 2021 para +5,0% vs +5,9%, a Fed acelera o tapering e reduz a compra de obrigações em -15.000M$ em nov. e dez., pode reduzir -30.000M$/mês desde janeiro para terminar o programa em março e posteriormente aumentar as taxas de juro.

O BCE será o último a fazê-lo e o SNB e o BoJ irão mantê-las inalterados em -0,75% e -0,10%, respetivamente. Se os acontecimentos estiverem de acordo com as expetativas, as yields das obrigações subirão ligeiramente esta semana, mas este efeito negativo será compensado pela melhoria do sentimento à medida que o medo da Ómicron reduz.

Por conseguinte, esperamos que a semana comece com um compasso de espera e que a segunda metade seja entre ligeiramente baixista e neutral para as bolsas, se os bancos centrais se mantiverem fiéis ao guião.

 

Abrir Conta