Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (07 Janeiro)

10.01.2022

Escrito por: Bankinter Portugal

Não devemos esperar grande coisa desta semana 

 

 

O mercado está “tocado”, devido a uma interpretação das últimas atas da Fed que, na nossa opinião, é errada, já que estas não contêm nada conclusivo em relação à redução do balanço e menos em relação a que essa redução se possa produzir de forma simultânea ao fim do tapering e ao começo das subidas das taxas de juro.

Mas o facto é que essa interpretação incorreta se impôs desde 4ª feira (quando se publicaram ditas atas) e apenas a própria Fed poderia aliviar o medo do mercado. Como?

Uma possibilidade é que os conselheiros que têm intervenções publicas esta semana (Mester, George e Bullard amanhã; Barkin e Evans na 5ª feira) clarifiquem que a redução do balanço é apenas parte do debate interno natural, mas que não se decidiu nada em relação a isso.

A segunda opção é menos favorável pois exige que esperemos até 25/26 janeiro para que o Conselho da Fed clarifique o assunto. Isso significaria esperar mais 2 semanas.

Enquanto a Fed não suavizar o que o mercado entendeu em relação à redução do balanço (insistimos que a nossa interpretação é distinta), as bolsas permanecerão bloqueadas, os retrocessos serão mais prováveis que os avanços e uma semana plana seria algo bastante bom.

Poderá algum evento desta semana (ainda que não relacionado com a Fed) fazer contrapeso positivo? É improvável.

Os dados mais importantes são o desemprego europeu hoje às 10h, a inflação americana na 4ª feira e a publicação dos primeiros resultados do 4T 2021 de alguns bancos americanos na 6ª feira (JPMorgan, Citi, etc.).

Já está descontado que os resultados dos bancos americanos serão bons ou muito bons e a inflação americana provavelmente suba acima dos 7% (estimamos que não começará a baixar até abril, pelo menos), o que causará nervosismo no mercado em relação ao que a Fed possa fazer.

No entanto, se a Fed clarificar, suavizando a sua visão, então teremos uma oportunidade de comprar ações mais baratas, principalmente de tecnológicas.

Achamos que isso é o que vai acontecer, mas teremos que esperar algumas semanas… ou talvez não tanto.
 

Abrir Conta