Imagen

Fundos de Investimento Bankinter: Investir Rende Temporada 2 Ep. 5

14.07.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

Ações

 

 

Quando investimos em ações, tornamo-nos proprietários de uma empresa. Cada ação representa uma fração de propriedade da empresa - como uma fatia de um queijo.
 
O valor de cada ação não é mais do que o valor total da empresa em mercado - o queijo todo - dividido pelo número de ações emitidas.
 
O rendimento que obtemos quando investimos em ações é variável e depende da evolução dos lucros das empresas.
 
Isto é: se o negócio crescer e o enquadramento económico for favorável, o preço das ações em bolsa sobe e recebemos mais dividendos.
 
Todavia, em períodos de contração económica ou quando há notícias menos positivas sobre a atividade… o preço das ações pode cair e manter-se abaixo do preço que investimos durante bastante tempo.
 
Para obtermos bons resultados quando investimos em ações é preciso paciência e ponderação.
 
Devemos ter um horizonte temporal de, pelo menos, 5 anos, que nos vai permitir usufruir do seu potencial de rendimento variável - que é historicamente superior ao do que obtemos quando investimos em liquidez ou obrigações.
 
Muito importante: se acha que vai precisar do seu capital num espaço de tempo mais curto, o melhor é investir nas classes de ativos sobre as quais falámos anteriormente.