Blog Bankinter Portugal
Como preparar a reforma - 7 conselhos práticos
06.10.2021
Escrito por: Ideias que Contam
Ainda que, para muitas pessoas, planear a reforma possa parecer um processo complicado, existe uma série de recomendações essenciais para aproveitar a sua reforma da melhor maneira.
Apesar de a ajuda de um consultor profissional nunca ser demais, lembre-se de que o planeamento da reforma é um processo que abrange diversos temas como a inflação, a rentabilidade dos investimentos, o seu perfil de risco, a escolha dos ativos ou produtos financeiros e respetiva tributação ou o valor das pensões de reforma.
Alguns destes temas apresentam alguma incerteza e devem ser pensados com uma perspetiva de futuro, por forma a conhecer melhor o nível de recursos financeiros de que precisará para manter o nível de vida que deseja para a sua reforma. Em todo o caso, há uma série de passos muito simples que pode dar para planear melhor a sua reforma.
1. Pense na sua vida como reformado
O primeiro passo para planear a sua reforma é ter uma ideia de como quer viver quando chegar esse momento. Naturalmente, as necessidades de poupança não serão as mesmas se, quando se reformar, pretender comprar a casa dos seus sonhos ou fazer a viagem da sua vida ou se, pelo contrário, pretender desfrutar de uma reforma mais tranquila.
Os especialistas estimam que para manter o nível de vida anterior à reforma será necessário dispor de 70 a 80% do rendimento que auferia antes de se reformar.
Embora seja preciso ter em conta que algumas despesas, por exemplo, relacionadas com o trabalho, as viagens, etc., desaparecem quando chega à reforma, outras podem aumentar, como aquelas relacionadas com a saúde.
2. Calcule qual será a sua pensão de reforma
Mesmo que ainda faltem alguns anos até à sua reforma, é importante que tenha uma estimativa aproximada do montante da sua futura pensão de reforma. Desta forma, pode estimar as poupanças necessárias para complementar a sua pensão e, assim, manter o nível de vida desejado.
Tanto a Segurança Social como a maioria das instituições financeiras têm simuladores e ferramentas online que permitem fazer uma estimativa razoável e fácil daquilo que será a sua futura reforma. Assim, evita surpresas de última hora quando já não há tempo para reagir.
3. Comece a poupar o mais cedo possível
A ferramenta mais poderosa que tem para planear a reforma são as suas próprias poupanças. É por isso que, o mais importante é começar a poupar cedo e regularmente para a sua reforma, uma vez que o tempo e a taxa de juro composta jogam a seu favor.
4. Contrate um Plano de Poupança Reforma
Apesar das mudanças na tributação dos planos de pensão, estes continuam a ser os produtos financeiros com melhor tratamento fiscal para a poupança a longo prazo, especialmente para a reforma. Lembre-se de que as contribuições para os planos de pensão reduzem a base tributável do Imposto sobre o Rendimento, para que todos os anos possa notar os benefícios de poupar para a reforma.
5. Diversifique os seus investimentos
Uma das máximas de qualquer investimento financeiro é a diversificação, ou seja, não colocar todos os "ovos no mesmo cesto".
Diversificar as suas poupanças de reforma entre diferentes ativos financeiros permite-lhe reduzir o risco e, a longo prazo, melhorar a rentabilidade dos seus investimentos.
6. Não toque nas poupanças da reforma
Outra máxima das poupanças a longo prazo e, em especial, da reforma é que não deve tocar nas poupanças acumuladas para esta finalidade.
Não deve cair no erro de, passado um longo período de tempo e de esforço a poupar, utilizar as poupanças acumuladas para qualquer outro objetivo ou desejo que possa surgir, excluindo, naturalmente, questões de força maior.
7. Reveja o seu Plano de Poupança Reforma todos os anos
É aconselhável rever anualmente a evolução do seu Plano de Poupança Reforma e, também, após qualquer evento relevante que aconteça na sua vida e que possa ter impacto nele. Esta é a única forma de saber se está ou não a cumprir os seus objetivos, permitindo ajustar o plano na medida que considere necessário.
Agora que já conhece as nossas dicas, lembre-se de que quanto mais cedo preparar a sua reforma, melhor!