12 podcasts que não pode perder sobre economia, finanças e banca

27.01.2022

Escrito por: Ideias que Contam

Nos últimos cinco anos, o número de podcasts produzidos a nível mundial aumentou 17 vezes. Os Estados Unidos lideram a ‘produção’ global e Portugal está hoje acima da média mundial entre os países que mais cresceram no consumo deste género informativo. Siga as nossas sugestões e fique para ouvir os que mais se destacam, em Portugal e no estrangeiro, sobre temas como economia, finanças e banca.

O jornalista Ben Hammersley foi o primeiro a utilizar o termo ‘podcast’ num artigo que escreveu para o jornal “The Guardian”, em 2004. A palavra, que nasce da conjugação entre iPod – os primeiros media players portáteis da Apple – e broadcast (transmissão), acabou por entrar no léxico de milhões de pessoas ao longo dos últimos 17 anos e integrou, pela primeira vez, o dicionário de Oxford de língua inglesa em 2005. Ainda assim, a sua utilização evoluiu de forma tímida, com a grande explosão de crescimento na oferta a acontecer a partir de 2017, ano em que só nos Estados Unidos a produção destes conteúdos rondava os 68 milhões. Segundo o mais recente relatório “Reuters Digital News”, este número terá duplicado nos últimos quatro anos em todo o mundo, com a pandemia a dar um forte impulso na multiplicação de podcasts. 

Em Portugal, e de acordo com os dados do “Reuters Digital News”, esta é uma tendência crescente que cativa a atenção de cerca de um terço dos portugueses. O estudo revela ainda que 41,5% dos nacionais dizem estar cansados da quantidade de notícias que se lhes deparam diariamente e 34% admitem ter escutado pelo menos um podcast durante o último ano, independentemente do género, dados que colocam o país seis pontos percentuais acima da média global, apenas atrás de países como os Estados Unidos, a Coreia do Sul, Espanha, a Irlanda e a Suécia. 

Já no que se refere às temáticas preferidas pelos portugueses, o relatório da Reuters revela que os podcasts favoritos são os especializados em ciência, tecnologia e economia, com 12,8% das preferências, os noticiosos, que captam a atenção de 12%, e os de desporto, preferidos por 10% dos ouvintes. 

Em todo o mundo, os mais jovens (entre os 18 e os 24 anos) são quem mais consome estes produtos, uma tendência que espelha também a realidade nacional. O ano de 2020 bateu o recorde de novos podcasts colocados online, segundo dados da Chartable, uma empresa que elabora regularmente rankings de podcasts e que acompanha de perto esta indústria. No total, foram 885.262 novos programas, o triplo do ano anterior, sendo quase metade em língua inglesa. Os podcasts em português aumentaram 7,8 vezes, segundo a mesma fonte.

E para que não fique de fora das tendências, deixamos-lhe um leque de opções para saber mais sobre banca, finanças pessoais ou economia. Uma seleção que contempla os podcasts mais interessantes nestas áreas em Portugal e no estrangeiro. 

 

Banco de Portugal

Neste podcast pode encontrar um conjunto de informações importantes e interessantes sobre finanças pessoais e sobre a gestão financeira do seu dia a dia. Como tirar melhor partido da utilização de um cartão de crédito, quando e onde usar cheques ou como evitar fraudes bancárias são alguns dos temas disponíveis em diferentes episódios. Informação útil e credível pela voz do regulador financeiro nacional. 

 

 

Banco de Portugal

 

Bankinter Portugal
 
O departamento de Research do Bankinter Portugal disponibiliza a sua visão e a sua perspetiva sobre os mercados e os produtos financeiros para que fique a par das novidades diárias, de uma forma mais ágil.

 

 

Análise Bankinter Portugal

 

The BridgeWhat – Let’s Grow em parceria com o Projeto N360

Neste podcast, o crescimento é o tema central das conversas, moderadas por Marta Leite Castro, e conta com os melhores exemplos de empresas que fazem do crescimento uma prioridade na sua atividade diária.

 

The BridgeWhat – Let’s Grow em parceria com o Projeto N360

 

Money Money Money – Expresso

Temas económicos e financeiros, mas também políticos e sociais com impacto na vida e na carteira de todos nós, pela voz dos jornalistas do “Expresso”. São episódios de meia hora que por vezes contam com a participação de convidados, especialistas nos temas em análise. 

 

Money Money Money – Expresso

 

Money Bar

Especialista em finanças pessoais, Bárbara Barroso, fundadora do podcast Money Bar, partilha semanalmente dicas que contribuem para a sua literacia financeira. O objetivo, diz a própria, é falar sobre temas relacionados com dinheiro de forma descontraída, como numa conversa de amigos. 

 

 

Money Bar

 

Contas Poupança

Na sequência do programa de televisão, o podcast com o mesmo nome visa informar os cidadãos sobre os seus direitos e deveres e sobre como poupar numa série de situações, que podem ir do crédito pessoal ou hipotecário aos seguros. Construir um pé de meia com diferentes tipos de poupança ou investir com maior ou menor risco são outras temáticas abordadas pelo jornalista Pedro Andersson. 

 

Contas Poupança

 

45 Graus

José Maria Pimentel convida uma série de especialistas nas mais diversas matérias para conversas descontraídas, que procuram desconstruir os temas debatidos. Fala-se de economia e finanças, mas também de política ou de filosofia.

 

45 Graus

 

Freakonomics

Nasce a partir do livro com o mesmo nome (uma espécie de economia para totós), que lançou para o sucesso o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen Dubnet. O podcast tem esse mesmo propósito: ajudar a tomar melhores decisões financeiras e a perceber a forma como a economia funciona. 

 

Freakonomics

 

Wake Up to Money

O mundo das finanças pessoais numa viagem diária por diferentes temáticas que ajudam a gerir melhor a carteira e a tomar decisões mais informadas. Qual o efeito das taxas de juro nos empréstimos que contraímos? Que impacto terá na economia e nos preços a subida da inflação que está a verificar-se na Europa e no mundo ocidental? De que forma interferem as regras da covid nos negócios e na economia? Estes são apenas alguns exemplos das temáticas abordadas. Os episódios ficam disponíveis durante sete dias.

 

Wake Up to Money

 

The Pitch

Josh Muccio é o anfitrião do podcast The Pitch, que visa juntar empreendedores e investidores para que possam fazer negócios entre si. Em simultâneo, o autor e os seus convidados deixam dicas a quem quer criar o seu próprio negócio.

 

The Pitch

 

Planet Money

Trocar a economia por miúdos é o propósito deste podcast, que procura desmistificar termos mais complicados e temas aparentemente impercetíveis para o comum dos mortais. Os assuntos tratados de forma leve podem ser os mais variados. Da escolha do pinheiro de Natal à seleção dos melhores presentes online, passando pela dívida pública ou pelas taxas de juro, nada fica por debater.

 

Planet Money

 

Stacking Benjamins

A partir da cave da mãe de Joe fala-se de finanças, de poupanças e de dinheiro em geral. O tom é divertido, para que não falte uma boa gargalhada mesmo quando os temas são assuntos sérios.

 

Stacking Benjamins

 

Agora que já tem as ferramentas para tomar melhores decisões financeiras ou até para materializar aquela ideia de negócio que ainda não teve coragem de fazer “sair do papel”, aproveite o início de ano para mudar de hábitos e rentabilizar as suas poupanças.

 

Podcast Bankinter Portugal