Imagen

10 conselhos para uma entrevista de emprego bem-sucedida

05.11.2021

Escrito por: Ideias que Contam

A entrevista de emprego é um momento-chave para o seu futuro profissional. Neste artigo reunimos dez conselhos que deve ter em conta para uma entrevista de emprego bem-sucedida.

 

1. Atualize e complete o seu perfil LinkedIn 

O LinkedIn, a rede social profissional de excelência, é a sua montra pública. Uma das primeiras coisas que o entrevistador faz é procurar o seu perfil no LinkedIn. Neste sentido, certifique-se de que tem o seu perfil completo, atualizado e ativo na plataforma. Dê destaque aos empregos e às competências que melhor se adequam à função para a qual se candidatou. 
 

2. Responsabilidades prévias à entrevista

Antes da entrevista de emprego é importante que faça uma pesquisa. Procure saber mais sobre a empresa (explore o seu website e redes sociais) e a que se dedica, os seus valores e o seu propósito. Descubra as novidades relacionadas com a empresa, notícias em meios de comunicação para ficar a conhecer os seus planos futuros e os seus pontos críticos, etc. Mas a sua pesquisa não deve ficar apenas pela empresa, é aconselhável que recolha toda a informação sobre a função a que se candidata e sobre o entrevistador que lhe fará a entrevista. 
 

3. Saiba qual o tipo de entrevista 

Uma entrevista individual, na qual o entrevistador lhe faz um questionário, que é o mesmo para todos os candidatos, não é igual a uma entrevista em que a conversa é mais espontânea. Também não é igual a entrevistas de grupo, em que os candidatos têm de resolver um desafio e o entrevistador está focado em aspetos como a capacidade de trabalho em equipa, a liderança, a comunicação, a relação interpessoal e as competências de cada um. 
 

4. Se a entrevista for online, prepare o contexto da mesma

Com a pandemia as videochamadas generalizaram-se, quer no mundo pessoal, quer no mundo do trabalho. O mesmo acontece com as entrevistas de emprego:

- Considere o local da entrevista: certifique-se de que o espaço está livre de distrações, que reflete um ambiente adequado e que se encontra num ambiente natural, neutro e profissional. O que mostra sobre si (e a sua casa) diz muito. Evite fundos virtuais. 

- Verifique previamente a sua ligação à Internet e o seu computador, para evitar problemas técnicos como uma ligação à rede fraca ou interferências. Pergunte qual a plataforma em que a entrevista será realizada (Zoom, Teams, Skype…) e descarregue-a com antecedência, de forma a evitar imprevistos e testar o seu bom funcionamento. 

- Vista-se como se se tratasse de uma entrevista presencial. 

- Mantenha o contacto visual com o entrevistador para demonstrar atenção e interesse na entrevista. A linguagem não verbal (corporal) também conta numa entrevista online, por isso, tenha atenção à sua comunicação verbal na expressão facial. 

- Seja discreto ao ler as suas notas ou apontamentos para não parecer distraído.
 

5. Prepare um discurso "elevator pitch" com uma duração entre 1 a 2 minutos, no máximo 

O “elevator pitch” é muito conhecido no mundo empresarial por ser curto, muito curto. Em dois minutos, as empresas têm a oportunidade de venderem uma ideia e convencerem um investidor a avançar com o seu projeto. E a verdade é que também vai precisar de um pitch para a sua entrevista. Lembre-se de que quem o entrevista já tem o seu CV, por isso, concentre-se num discurso que tenha um gancho e que sintetize quem é você como profissional, quais são as suas maiores conquistas e sucessos e, ainda, quais são os seus objetivos. 

Tente destacar-se nos primeiros minutos da entrevista. Na maioria das vezes, as decisões são tomadas nos primeiros quinze minutos da mesma. 
 

6. Evite críticas à sua experiência profissional anterior

A mudança de trabalho ou função deve ser explicada com argumentos positivos. Falar mal de colegas ou empregadores anteriores faz com que o entrevistador pense que chegará o dia em que você fará o mesmo sobre a empresa que agora o está a contratar. 
 

7. Crie a sua própria narrativa 

Uma vez feito o pitch, provavelmente terá de aprofundar o seu percurso profissional. Faça-o por ordem cronológica, destacando as suas principais conquistas (todos os dados concretos que utilizar, ajudarão), de forma agradável. Recorra à técnica de storytelling e inclua informação mais pessoal. No fundo, mostre paixão pelo que sabe fazer. 
 

8. Não subestime o entrevistador nem o trate com excesso de confiança 

Sim, na entrevista vão fazer-lhe várias questões e terá de responder. Mas, também é importante ouvir e não ser arrogante. Lembre-se de que por mais que o entrevistador sorria para si e seja gentil, não o conhece nem é seu amigo. Evite o trato com excesso de confiança. 

Enquanto fala, olhe para o entrevistador e perceba as reações da sua postura corporal. Isto irá ajudá-lo a detetar se está no caminho certo ou se deve corrigir a sua abordagem. 
 

9. Seja direto nas suas respostas e prepare respostas para as perguntas mais complexas

Não divague e responda de forma direta e honesta ao que lhe perguntam. Com tato e inteligência podem dizer-se muitas coisas. No entanto, ser sempre politicamente correto pode não ajudar a posicionar-se. 

É certo que irão surgir questões mais difíceis e complexas que terá de responder com diplomacia, mas também de forma sincera. Assim, aconselhamos a preparar antecipadamente esta situação, através de uma bateria de perguntas como: quais são os seus pontos fracos, por que mudou tantas vezes de emprego nos últimos 5 anos, por que foi despedido, entre outras. 

Perante questões mais pessoais sobre religião, política, sexualidade ou se vai ou não ter filhos, pode responder "não creio que esses tópicos sejam relevantes na avaliação da minha formação profissional para a função". 
 

10. Enfrente a entrevista como se não precisasse do emprego 

Quando o sentimento de desespero do candidato é percebido pelo entrevistador, isso é negativo para o processo de recrutamento e muito provavelmente você pode ser dispensado imediatamente ou, no mínimo, ficar numa posição de fraqueza. Ao seguir este conselho, estará muito mais calmo e dará uma imagem de segurança e confiança em si mesmo. 
 

Por fim, lembre-se de que também está a avaliar e a escolher a empresa para onde vai trabalhar. Portanto, não tenha medo de recusar processos de recrutamento se considerar que a cultura da empresa, ou a forma como decorreu o próprio processo de recrutamento, não se adequa aos seus valores, objetivos e modo de ser. 

 

Abrir Conta