Bankinter renova presença no índice de sustentabilidade FTSE4Good

Bankinter renova presença no índice de sustentabilidade FTSE4Good

23.08.2023

Escrito por: Bankinter

O Bankinter soma 22 anos como membro deste índice britânico, criado em 2001, devido ao desempenho da instituição nos diferentes critérios de sustentabilidade: ambiental, social e de governo corporativo (ESG).
 
O Bankinter integra também, desde há 5 anos, o prestigiado índice Dow Jones Sustainability Index World, que reúne as empresas internacionais mais sustentáveis.
 
O Bankinter obteve um novo reconhecimento como banco sustentável ao renovar, por mais um ano, a presença no conceituado índice britânico FTSE4Good, que integra as empresas mais sustentáveis no panorama internacional.
 
Desta forma, o Bankinter soma 22 anos no FTS4Good, índice criado em 2001. O banco tem revalidado, ano após ano, a avaliação prévia que permite o acesso a este índice.
 
Assim, o Bankinter reflete uma constante evolução ascendente na aplicação interna de uma política de sustentabilidade baseada em critérios ambientais, sociais e de governo corporativo (os chamados critérios ESG, na sigla em inglês), política examinada por índices como o FTSE4Good ano após ano.
 
O que é o Índice de Sustentabilidade FTSE4Good?
 
O FTSE4Good é um dos índices de sustentabilidade de referência à escala mundial. A série de índices FTSE4Good examina a conformidade das empresas com essas dimensões ambientais, sociais e de governança e aquelas que passam pela sua análise tornam-se parte do índice das empresas mais sustentáveis do mundo. Vários intervenientes no mercado, como os investidores privados ou os gestores de fundos de investimento, entre outros, procuram cada vez mais especificamente para as suas carteiras títulos com uma política de sustentabilidade forte e demonstrável.
 
Um novo reconhecimento da sustentabilidade do Bankinter
 
Além de fazer parte do FTS4Good, o Bankinter integra o prestigiado Dow Jones Sustainability Index World há cinco anos, presença que também renovou de forma consecutiva a cada avaliação anual. Trata-se de mais um reconhecimento de que o Bankinter figura nos mercados internacionais como um dos bancos mais sustentáveis do mundo. 
 
A esta amostra há que acrescentar a notação atribuída ao Bankinter pela organização CDP (Carbon Disclosure Project), uma referência em dados-chave sobre riscos e oportunidades na gestão das alterações climáticas, tendo mantido a classificação de "B" para o banco.
 
A presença em índices internacionais prestigiados e especializados em sustentabilidade reflete o progresso feito pelo Bankinter nesta área há mais de 15 anos. A sustentabilidade é um compromisso estratégico firme do Banco e é executada com uma política cada vez mais transversal, que envolve grande parte das áreas.
 
Um dos exemplos da estratégia de sustentabilidade na oferta comercial do Bankinter é a gama de produtos sustentáveis que o banco apresenta, como o crédito hipotecário verde (Crédito Habitação Eficiente em Portugal), além de uma vasta seleção de fundos de investimento ligados a critérios de sustentabilidade, tanto próprios como das mais prestigiadas gestoras de ativos estrangeiras, assim como um plano de pensões também abrangido pelos critérios acima referidos, entre outros produtos e serviços.
 
O banco procura o seu progresso no campo da sustentabilidade que, no período 2021-2023, tem sido determinado manter pelo Plano de Sustentabilidade – denominado "Plano 3D", pelas suas três dimensões (ambiental, social e de governo corporativo), cujos resultados têm sido reconhecidos por diversos índices e organizações internacionais.