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PUIG - As vendas do 4T 2024 batem amplamente as expetativas.

31.01.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

PUIG (Fecho: 19,11€; Var. +2,52%; Var. Ano: +7,1%)

Alcançam 1.362 M€ (+14,3%) vs. 1.281 M€ (+7,3%) esperado. Em termos comparáveis (mesmo perímetro e taxa de câmbio constante) aumentam +14,1%. Por divisões, Fragrâncias&Moda 1.004 M€ (+21% em termos comparáveis), Maquilhagem 228M€ (-7,2%), Cuidado da Pele 135M€ (+2,1%). Por geografias, EMEA 790 M€ (+12,4%), Américas 424 M€ (+16,1%), Ásia-Pacífico 147 M€ (+10,2%). No ano, as vendas ascendem a 4.790 M€, +10,9 em termos comparáveis. Link para os resultados (em inglês).

Opinião do Bankinter

As vendas continuam a ganhar tração no 4T (+14,1% em termos comparáveis) após +11,6% no 3T e +8,5% no 1S24. O principal mercado, EMEA (55% do total) e a principal divisão, Fragrâncias&Moda (74% do total de vendas e 91% do EBIT) crescem a duplo dígito. O crescimento orgânico desta área é de +15,3%, uma vez ajustado pela hiperinflação do peso argentino. A divisão de Maquilhagem viu-se afetada no 4T24 pela retirada voluntária de alguns lotes de um spray de Charlotte Tilbury que teve um impacto negativo de um dígito médio e pelo fraco desempenho de outras marcas. A aceleração das vendas no trimestre mais importante do ano pela campanha de Natal aponta para uma recuperação de margens no 2S24. Recordamos que no 1S24, a Margem EBIT diminuiu -90 p.b. até 14,4% e a geração de caixa negativa, embora por motivos de ciclicidade. O grupo continua a diversificar-se, principalmente na área de Cuidado da Pele, com a aquisição de Dr. Barbara Sturm e, no segmento de maquilhagem, com a extensão do acordo com Charlotte Tilbury. Puig assumirá progressivamente a plena propriedade da marca até 2031. O grupo publicará os seus resultados completos do exercício a 27 de fevereiro. O consenso espera vendas de 4.729 M€ (+9,9%), EBITDA 945 M€ (+5,6%), BNA 498 M€ (+7,0%), EPS 0,94€ (+1,0%). Esperamos uma reação positiva. O modelo, muito concentrado na divisão de Perfumes, é mais vulnerável do que os grupos de cosmética mais diversificados como L´Oreal, líder do setor, mas os múltiplos de avaliação são atrativos (PER 25 de 17,6x vs. 27,7x L´Oreal). Uma ampliação de margens em 2025 parece alcançável dado o dinamismo do segmento de Perfumes, crescimento de Charlotte Tilbury e a contribuição à nova marca Dr. Barbara Sturm.