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AMAZON - Os resultados do 4T 2024 batem as expetativas.

07.02.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

AMAZON (Fecho: 238,83$; Var. Dia: +1,13%; Var. 2025: +8,9%)

Os resultados do 4T 2024 batem as expetativas, impulsionados pelo negócio na nuvem (AWS) e receitas de publicidade, mas as guias para o 1T25 dececionam. Cai -4,1% após o fecho.  Principais resultados face ao consenso (Bloomberg): Vendas 187.792M$ (+10,5% a/a) vs. 187.323M$ (+10,2%) esperado; EBIT 21.203M$ (+60,5%) vs. 18.838M$ (+39,0%) esperado; EPS 1,90$ (+84,5%) vs. 1,47$ esperado. Receitas por divisões: América do Norte 115.586M$ (+10%) vs. 114.270M$ esperado, Internacional 43.420M$ (+8%) vs. 44.130M$, Amazon Web Services (AWS) 28.786M$ (+19%) vs. 28.820M$. No 1T 2025, a empresa prevê Receitas de 151.000M$/155.500M$, com crescimento de +5%/+9% (vs. 158.640M$ esperado), e um EBIT de 14.000M$/18.000M$ (vs. 18.240M$ esperado pelo consenso). As vendas no 1T25 acusarão um impacto desfavorável maior do que o habitual de 2.100 M$ por taxas de câmbio. Link para os resultados (em inglês).

OPINIÃO: As vendas batem ligeiramente. Destaca o crescimento de AWS de +19%, ritmo que mantém por 3 trimestres consecutivos. As receitas na plataforma online crescem +8%, as de publicidade +18% e os serviços por conta de terceiros +9%. As medidas de eficácia e o maior crescimento de AWS e da publicidade, com maiores margens, impulsionam o EBIT +60,5% com uma melhoria da margem de +350 p.b. até 11,3%. O grupo continua a investir intensamente em tecnologia, equipamento (inclusive os seus próprios chips) e centros de dados para apoiar o seu negócio na nuvem e em IA. Acreditamos que a IA continuará a ser um fator de crescimento em 2025, após a aliança com Anthropic e novas aplicações de IA. Mas as guias para o 1T25 dececionam, indicando que Amazon mantém-se cautelosa num contexto de incerteza perante o impacto dos impostos alfandegários para a China (25% das suas vendas online são de produtos chineses) e efeitos adversos por taxa de câmbio. Apesar de um 1T25 mais fraco do que o esperado, continuamos positivos no valor. O negócio de publicidade cresce a bom ritmo e Amazon já é o terceiro maior operador, após Google e Meta. Com uma quota global de 9%, o grupo tem potencial de crescimento. Na frente de vendas online, o grupo está a reduzir os tempos de entrega para enfrentar a concorrência crescente de Walmart e Temu. Com uma quota de mercado de 47% no negócio na nuvem em 2023 (55% excluindo China), Amazon continua a ser uma das empresas mais beneficiadas pela adoção da IA generativa, situando-se entre os fornecedores preferidos dos utilizadores de serviços/apps baseadas em IA, embora o esforço de investimento e uma moderação do consumo travem as perspetivas de crescimento a curto prazo. Mantemos uma opinião favorável sobre o valor. É um dos valores da nossa carteira modelo de ações americanas.