Imagen

Nota sobre o atual enquadramento dos Mercados Financeiros

07.04.2025

Escrito por: Bankinter Gestión de Activos

Estados Unidos: Nova Política de Tarifas Comerciais

A PROPOSTA DE TARIFAS ADUANEIRAS DE TRUMP ESTÁ PRÓXIMA DOS PIORES RECEIOS DOS ANALISTAS

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, anunciou a semana passada uma bateria de tarifas comerciais para todos os países do mundo, com um mínimo de 10%. O conjunto de tarifas situa-se na parte alta das estimativas dos analistas, com uma média prevista de 25%, a verificar-se, a mais elevada desde os anos 30 do século passado.

Neste novo contexto, os anúncios verbalizados nas semanas anteriores estavam já a afetar negativamente tanto a confiança empresarial como a dos consumidores nos EUA. Este anúncio aprofundará esses efeitos e aumentará o grau de incerteza dos decisores económicos nos próximos meses. Embora o impacto final seja difícil de estimar, os analistas concordam que uma aplicação tão ampla das tarifas terá um efeito de contração sobre a atividade — com estimativas a apontarem para uma redução entre 1% e 2% no crescimento do PIB dos EUA nos próximos 12 meses —, um aumento da inflação entre 0,5% e 1%, com algum impacto inicial maior, e uma queda dos lucros empresariais em relação às estimativas do início do ano 

O impacto deverá situar-se provavelmente na parte alta das estimativas (perto de 25%, em termos de tarifa média). Agora, a questão crítica será a eventual retaliação (ou não!) dos diferentes países com novas tarifas e, sobretudo, a duração das mesmas, tudo dependente do processo negocial que, mais cedo ou mais tarde, terá lugar.

Caso contrário, o impacto económico global poderá ser muito maior, especialmente nos próprios Estados Unidos.
 

Leia aqui a nota completa elaborada pelos especialistas da Bankinter Gestión de Activos.