Diretor da Bankinter Gestión de Activos comenta evolução dos mercados

Diretor da Bankinter Gestión de Activos comenta evolução dos mercados

24.10.2023

Escrito por: Bankinter

Na habitual coluna de opinião que assina no Jornal de Negócios, o diretor da Bankinter Gestión de Activos destaca o arranque da época de apresentações de resultados nas principais praças europeias, considerando que “será mais um teste de fogo à resiliência do mercado, dado que se antecipa crescimento homólogo dos lucros por ação para as empresas dos principais índices de ações mundiais, algo que já não acontecia desde final de 2021”. Para José Calheiros, se esta possibilidade for generalizada à maioria das empresas, “será algo surpreendente, dado o aperto monetário e das condições de financiamento” que se registou nos últimos 18 meses.

O enquadramento geopolítico é outro dos temas abordados pelo diretor da Bankinter Gestión de Activos. José Calheiros recorda a guerra no leste da Europa, que já leva mais de dois anos e o agravamento do conflito entre Israel e as fações extremistas palestinianas, “que, para além dos inenarráveis atos de horror e sofrimento, impacta pela negativa o já frágil sentimento dos investidores”. O diretor da Bankinter Gestión de Activos, prevê que os próximos tempos continuem a ser de volatilidade nos mercados.

As yields das obrigações americanas a 30 anos ultrapassaram a barreira dos 5% na semana passada, “algo que já não acontecia desde 2007”, refere José Calheiros. “Embora seja doloroso para quem as detém em carteira ou as tenha que vender com perdas significativas, a verdade é que, nunca nos últimos 16 anos, houve uma oportunidade tão atrativa para investir em obrigações de longo prazo”, acrescenta o Diretor da Bankinter Gestión de Activos.

Leia o artigo na íntegra no Jornal de Negócios em: Bull & Bear: Lucros…a crescer?!