Imagen

15 truques para superar o calor sem gastar muita eletricidade

25.08.2021

Escrito por: Ideias que Contam

15 truques para evitar o calor em casa

 

 

Se procura ideias para contrariar o calor sem ter de gastar muita eletricidade, descubra estas dicas simples e práticas para se refrescar.

 

1. Criar ventilação cruzada
Há alturas em que é impossível criar ventilação cruzada, porque nem uma brisa corre. Quando arrefece e se move já algum ar, tentamos gerar aquilo que conhecemos como correntes de ar, a que os arquitetos chamam de ventilação cruzada.  É gerada pela diferença de pressões, abrindo completamente algumas janelas para saída de ar e abrindo apenas um pouco outras janelas para entrada de ar.
Este pequeno truque permite gerar correntes de ar fresco, ao ponto de a velocidade de saída de ar (quente) ser maior do que a de entrada (frio). Se as janelas em questão estiverem em frente uma da outra ou na diagonal, a corrente de ar será maior.

 

"Quando arrefece e se move já algum ar, tentamos gerar aquilo que conhecemos como correntes de ar, a que os arquitetos chamam de ventilação cruzada."

 

2. Fechar de dia e arejar à noite
A melhor forma de evitar que o calor sufocante entre durante o dia é ter todas as janelas e persianas quase fechadas, criando-se uma atmosfera semi-sombria. Estima-se que este procedimento reduza a temperatura interior em mais de seis graus, embora dependa muito da orientação da casa.
Quando começa a anoitecer, chega o momento de abrir as janelas para que o ar corra.  Lembre-se, se tem uma varanda ou um terraço, um bom toldo é a chave para reduzir o calor e evitar que entre para o interior da sua casa.

 

"Estima-se que este procedimento reduza a temperatura interior em mais de seis graus, embora dependa muito da orientação da casa."

 

3. Gelo à frente da ventoinha
É um truque simples que refresca o ar que circula no quarto, gera humidade e expande a frescura do gelo. Basta colocar uma tigela com um pouco de água e cubos de gelo à frente da ventoinha, a cerca de 20 centímetros, e ir renovando o gelo de vez em quando.

 

"Basta colocar uma tigela com um pouco de água e cubos de gelo à frente da ventoinha..."

 

4. Ventilador de teto em modo de verão
Se comprou ou está a pensar comprar um ventilador de teto, esta é uma boa alternativa e mais barata ao ar condicionado. É importante que não faça muito barulho (para não perturbar o sono) e que o programe no modo de verão: as lâminas devem rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. A propósito, os ventiladores com lâminas ligeiramente arqueadas arrefecem mais do que aqueles com lâminas planas.
Se utilizar ar condicionado, lembre-se de que a temperatura recomendada é entre os 24ºC e os 26ºC.  Se o ar condicionado desligar quando o quarto está arrefecido, poupará eletricidade em casa.

 

"Se comprou ou está a pensar comprar um ventilador de teto, esta é uma boa alternativa e mais barata ao ar condicionado."

 

5. Vaporizador de água fria sempre à mão
Outro truque simples. Basta ter um pequeno vaporizador, enchê-lo com água e tê-lo sempre no frigorífico. Use de vez em quando como se fosse um ambientador de ar em spray, pulverizando o quarto para refrescar. É Ideal antes de ir dormir.

 

"Use de vez em quando como se fosse um ambientador de ar em spray, pulverizando o quarto para refrescar."

 

6. Para uma cama fresca...
A melhor maneira de arrefecer a cama é utilizar os sacos típicos de água quente de inverno, mas cheios de água fria no verão.  Pode colocá-los na cama antes de dormir e movê-los de um lugar para outro para que refresquem diferentes partes da cama. Há quem recomende colocar os lençóis e almofadas no congelador por alguns minutos.

 

"A melhor maneira de arrefecer a cama é utilizar os sacos típicos de água quente de inverno, mas cheios de água fria no verão."

 

7. Coloque os pulsos debaixo de uma torneira
Bastam 10 segundos com os pulsos debaixo de água fria para que a temperatura corporal baixe e nos invada uma sensação de frescura que durará cerca de uma hora. Humedecer a nuca com uma toalha húmida por alguns segundos é outro truque, que nos fará sentir mais frescos e com menos necessidade de ligar o ar condicionado.

 

"...pulsos debaixo de água fria para que a temperatura corporal baixe e nos invada uma sensação de frescura..."
 

8. Duches curtos e mornos
Quando o calor sufoca, não queremos sair do banho e tendemos a procurar água o mais fresca possível. Mesmo fria, se aguentar. Mas é um erro, além de ser caro. Com um duche gelado é verdade que nos sentimos frescos, mas essa sensação passa rapidamente porque a água fria produz uma ativação muscular que eleva a temperatura corporal: no momento de sair do banho frio, já estamos a transpirar novamente. Os melhores duches são curtos e mornos.

 

"Os melhores duches são curtos e mornos."

 

9. Molhe o chão... de vez em quando
Passar a esfregona (bem escorrida se o chão for de madeira) é uma forma muito barata de refrescar a casa de vez em quando.

 

"Passar a esfregona é uma forma muito barata de refrescar a casa de vez em quando."

 

10. Rodeie-se de plantas húmidas
As plantas com folhagem densa, que requerem rega frequente, purificam o ar e dão frescura.  Com plantas à sua volta sentir-se-á e notará mais frio, especialmente depois de regar. Também pode pulverizar água, ocasionalmente, nas suas folhas.

 

"As plantas com folhagem densa, que requerem rega frequente, purificam o ar e dão frescura."

 

11. Quartos fechados a sete chaves
Durante o dia é importante manter as portas de cada uma das divisões da casa fechadas: ajuda a mantê-las isoladas e, portanto, mais frias. Se o calor entrar em alguma delas, pelo menos não passará tão facilmente para o resto da casa. Isto é aplicável a todas as divisões, mas especialmente a cozinhas e casas de banho.

 

"Durante o dia é importante manter as portas de cada uma das divisões da casa fechadas: ajuda a mantê-las isoladas e, portanto, mais frias."

 

12. Tecidos leves e claros
Perante as cores escuras e tecidos pesados, típicos do inverno para aumentar calor, no verão tem de considerar o oposto, tanto em roupa de cama como em cortinas. Nestas últimas, cores claras e tecidos leves impedem que a radiação solar se concentre nelas.  O mesmo se aplica à roupa de cama, onde é recomendada a utilização de tecidos macios, especialmente algodão, que respirem melhor. Também o linho e a gaze são especialmente frescos.

 

"...cores claras e tecidos leves impedem que a radiação solar se concentre nelas."

 

13. A máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça, melhor à noite
Os eletrodomésticos são uma importante fonte de calor. Se usar a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça ao anoitecer, isso poupar-lhe-á a produção de calor extra. E é provável que seja mais barato por uma questão de tarifário.
Uma boa forma de poupar eletricidade e água é colocar a máquina de lavar roupa e a máquina de lavar louça com carga completa, em ciclos curtos, com água fria e, se tiver um tarifário bi-horário (em que o custo varia em função da hora do dia), ligá-las fora das horas de ponta. Aproveite os horários em que a eletricidade é mais barata.
Outro truque é a utilização do forno… o seu uso gera um enorme consumo de energia e produz muito calor. Se puder evitá-lo no verão melhor, que o corpo pede comidas mais frias e mais leves.

 

"Se usar a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça ao anoitecer, isso poupar-lhe-á a produção de calor extra."

 

14. Não se esqueça das tampas para cozinhar
Cozinhar implica ferver, isto é, vapor e calor. Uma forma de reduzir o calor é cozinhar, sempre, com as respetivas tampas colocadas. Feche a porta da cozinha para evitar que o calor saia. E se vai fritar algo, não se esqueça de ligar o exaustor de fumos. O mesmo no duche. E lembre-se, depois de sair da casa de banho feche a porta para que o calor não se espalhe para o resto da casa.

 

"Uma forma de reduzir o calor é cozinhar, sempre, com as respetivas tampas colocadas."

 

15. Luz LED
Finalmente, se ainda tem alguma lâmpada incandescente, está na hora de se livrar dela. Não só consome 90% mais, como é uma fonte adicional de calor.

 

"...se ainda tem alguma lâmpada incandescente, está na hora de se livrar dela."