Imagen

Outlook de Mercados Financeiros para 2022

25.01.2022

Escrito por: Bankinter Gestión de Activos

2021 pode ser considerado como um ano de duas caras.

 

 

Se, por um lado, as ações registaram, na sua maioria retornos positivos, com exceção dos Mercados Emergentes. Por outro lado, na componente obrigacionista, apenas escapou o segmento de High Yield. Todos os demais registaram desempenhos negativos. Os grandes vencedores em termos de retorno foram as ações americanas, europeias e do Reino Unido, no que diz respeito a ações e o High Yield, as obrigações Investment Grade europeias e as obrigações Investment Grade americanas no que concerne às Obrigações. Sendo que o segundo e terceiro lugares podem ser considerados prémios de consolação, pois o seu retorno foi negativo.

Dado o ano particularmente duro para as Obrigações, os fundos da BKGA que apenas investem nessa classe de ativos registaram rendibilidades negativas em 2021. Os fundos perfilados, por sua vez, terminaram o quadrimestre com rendibilidades positivas e crescentes à medida que a exposição a ações aumenta. Nota final para o retorno a 3 anos, que inclui todo o período da pandemia e consequentes quedas fortes de mercado, que nos demonstra que a resiliência e a diversificação, no Longo Prazo, compensam sempre!

Para 2022, acreditamos que a chave para o sucesso estará na escolha criteriosa de onde e de que forma devemos investir. Este ano não deverá ser muito diferente de 2021, na medida em que as obrigações deverão ter um caminho muito duro à sua frente e as ações não deverão registar todas um retorno positivo. O mercado acionista deverá manter a tendência de valorização, mas dada a desglobalização e dessincronização que a pandemia provocou, teremos que ser muito criteriosos na seleção dos setores e das empresas em que investimos.

Assim, em termos táticos, estamos mais otimistas para o comportamento dos mercados acionistas norte americano, europeu e do Reino Unido. Consideramos que os setores do turismo, consumo discricionário, financeiro e da tecnologia estão em melhores condições de beneficiar da alteração de paradigmas sociais e das tendências que vão moldar o futuro.

Com menos confinamentos no horizonte, os consumidores deverão aumentar a utilização de hotéis, restaurantes e atividades de lazer. O setor financeiro deverá beneficiar da mais que provável subida das taxas de juro.

A descarbonização das economias, a transformação energética e a aposta na sustentabilidade vão manter-se como intenções firmes dos governos e instituições mundiais, como o comprova a agenda regulatória em matéria de sustentabilidade financeira, denominada ESG: Environmental, Social and Corporate Governance.

O investimento temático continuará assim a ser de enorme importância para o retorno das carteiras da BKGA em 2022.

Na componente de obrigações, estaremos mais expostos, de forma seletiva, ao segmento High Yield europeu, em virtude do seu potencial de retorno ainda atrativo.

Invista Connosco!!

 

Fundos de Investimento