Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (24 de Outubro)

24.10.2022

Escrito por: Bankinter

 

 

Bolsas: “Semanas para testar se estamos ou não realmente na fase final de ajustamento e consolidação. Chave: 3,700/3,500.”

A Wall Street recuperou tarde na sexta-feira, quando foi dado crédito a um artigo do WSJ afirmando que a FED irá aliviar o seu ritmo de subida de taxas de juro em dezembro. Isto foi suficiente para dar tanto ao S&P500 como ao Nasdaq-100 +2,4% de ganhos. A próxima reunião da FED será a 2 de novembro, para a qual se espera +75bp, para 3,75%/4,00%; e a última do ano, a 14 de dezembro, provavelmente +50bp, para 4,25%/4,50%, mas sobre a qual há um debate aberto sobre se poderia ser +75bp. O artigo do WSJ foi o suficiente para fazer o debate direcionar-se, por enquanto, para +50bp e isso permitiu um inesperado salto no fim de semana. Mas, na nossa opinião, nos próximos meses e especialmente na fase final das subidas das taxas de juro em 2023, a FED irá subir de forma rápida e agressiva, independentemente de quase tudo. Vai subir para cerca de 5%... e veremos se não mais.

A semana está repleta de dados macro, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Hoje PMIs, amanhã IFO Alemão, quinta -feira reunião do BCE, terminando a semana com PIBs e BCE. Estas leituras ditarão o tom do mercado. Na quinta-feira, haverá reunião do BCE e nova subida das taxas de juro de + 75 pb.

Para além disso, existem algumas notícias de mercado que vale a pena destacar.

Em primeiro lugar, a PHILIPS apresenta resultados do 3T de 2022 piores do que o esperado. Houve anúncio de 4.000 despedimentos, revisão em baixa dos guidances e também prevê-se a queda nas receitas.

Em segundo lugar, a GALP apresentou resultados impulsionados pelo aumento do petróleo e do gás, mas abaixo das expetativas (Resultados impulsionados pelas áreas de Exploração e Produção e Industrial). Esta Empresa também conseguiu uma grande geração de fluxo de caixa e a redução do endividamento. Contudo, os resultados ficaram ligeiramente abaixo das expetativas, pelo que é provável que o impacto seja negativo durante a sessão.

Por fim, a GRIFOLS foi alvo de queixas nos EUA devido ao incumprimento da legislação de proteção de dados (Notícia negativa, mas para já apenas com impacto reputacional).
Para mais informações, veja o vídeo que disponibilizamos para si e subscreva a newsletter aqui.