Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (18 de Julho)

18.07.2022

Escrito por: Bankinter

"O BCE subirá taxas pela primeira vez em 11 anos, enquanto a incerteza sobre a inflação permanece elevada."

:: Incerteza sobre o valor da subida da Fed. Nos EUA, o IPC (+9,1%) e os Preços Industriais (+11,3%) surpreenderam em junho, o que levou à antecipação da possibilidade de uma aceleração na subida das taxas (até +100pb, a 26/27 de julho). Esta possibilidade moderou-se no fim da semana, mediante declarações de Bullard (favoráveis a uma subida de +75pb) e a moderação das expetativas para a inflação no longo prazo (+2,8% vs +3,1%) da Univ. do Michigan, dando lugar a uma melhoria na sexta-feira. O dólar mantém a paridade com o Euro.

:: Destaques da semana:

  1. O BCE subirá pela primeira vez taxas desde 2011, (quinta-feira, 21 de julho). Dois pontos de interesse: o montante (+25pb ou +50pb?) e o instrumento antifragmentação. O mercado continua a descontar +25pb em julho (adiantados por Lagarde) e +50pb em setembro, apesar de as atas da última reunião (9 de junho) terem surpreendido pelo debate, já iniciado, sobre a possibilidade de subir +50pb em julho. Desde então, a inflação tem continuado a subir (a CE reviu a inflação da Zona Euro para +7,6% YoY 2022e e +4,0% YoY 2023e); o Euro voltou à paridade relativamente ao dólar e prevê-se uma quarta subida da Fed no fim de julho. Portanto, não excluímos uma subida superior. O segundo aspeto a levar em consideração será o novo instrumento antifragmentação; a sua capacidade, flexibilidade e duração são relevantes num ambiente de subida de taxas e de incerteza política em Itália. As restantes referências macro ficam em segundo plano. Na Zona Euro, o IPC final de junho (+8,6% preliminar) na terça-feira, a Confiança do Consumidor (preliminar julho) na quarta-feira, e termina na quinta-feira com os Leading Indicators de junho nos EUA e na sexta-feira com os PMI, tanto nos EUA como na Europa.

  2. Incerteza quanto ao gasoduto Nord Stream 1. Os problemas ou atrasos com a retomada da sua atividade representarão uma pressão adicional sobre os custos de energia e elevarão a incerteza quanto ao inverno europeu.

  3. Resultados empresariais aceleram nos EUA e começam na Europa. Depois dos grandes bancos americanos, os protagonistas serão as tecnológicas (IBM, Netflix ou ASML) e as energéticas (Halliburton). Adicionalmente, na terça-feira são publicados os resultados de grandes como a Lockheed Martin ou a Johnson & Johnson, a Tesla, a United Airlines, a AT&T, a American Express ou a Verizon Comm. Tão relevante como o próprio 2ºT de 2022 será o guidance das empresas num ambiente de incerteza elevada e de subida dos custos financeiros.

:: Em resumo, é essencial ganhar visibilidade sobre as variáveis que afetam a inflação (nomeadamente, sobre o retorno à atividade do Nord Steam 1) para delimitar o cenário de subida de taxas e, dessa forma, devolver a estabilidade às avaliações de empresas e de mercados. Enquanto isso decorre, os mercados continuarão a apresentar uma volatilidade elevada e um tom de fundo de risk off. Mantemos a nossa estratégia de proteção, prazos muito reduzidos nas obrigações e exposição limitada a ações.