Imagen

Estratégia de Investimento Semanal (10 de Outubro)

10.10.2022

Escrito por: Bankinter

 

 

Subida da Inflação Subjacente e primeiros resultados do 3T fracos, ambos americanos. O ajustamento continua.

A correção dos mercados a um contexto de taxas de juro mais altas e durante mais tempo continua, a não ser que a inflação abrande. Não parece provável. Apesar do mercado ter começado a semana passada a recuperar assente na ideia de que, à semelhança do RBA (Austrália), a Fed poderia acalmar o seu tom mais duro, os dados do emprego americano, na sexta-feira, vieram provar a robustez do mercado de trabalho.

Esta semana ficamos a conhecer a inflação americana. Espera-se a taxa geral abrande, no entanto, a expectável subida da taxa subjacente é preocupante. Caso se confirme, seria uma evidência de que as componentes mais voláteis da inflação contagiam as componentes mais rígidas. Isto serão argumentos para a Fed manter o tom hawkish e a dar-lhe-à margem para continuar a atuar.
O pontapé de saída da época de resultados deste terceiro trimestre é dado na quarta-feira pela Pepsico, no entanto, será a banca que vai marcar esta semana na quinta e na sexta-feira. Os bancos vão apresentar resultados fracos devia a uma quebra na procura por crédito e maus resultados das divisões de mercados. Será um início em falso.