Imagen

Estratégia de investimento semanal (01 Outubro)

04.10.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

Há demasiados problemas para esperar que as bolsas não sejam afetadas.

 

 

 Apenas o anúncio da Merck sobre o seu medicamento para doente de Covid-19 joga a favor do mercado. Esta semana deveremos ter mais informação sobre isto e avaliar a sua coerência.

Mas o que é quase certo é que o emprego americano voltará a melhorar, com a Taxa de Desemprego a cair na 6ªfeira para talvez 5,0%. Já não estará distante dos 3,5% que se estima ser a taxa de fricção ou pleno emprego.

Um resultado bom ou apenas uma continuação disto fará com que a Fed continue em frente com início do tapering em novembro que está mesmo ao virar da esquina. O importante é ver como reage o mercado. Se aguentar, a Fed continuará a reduzir mais rapidamente. Caso contrário, adaptar-se-á a um ritmo mais lento.

Este último não está, de forma alguma, fora de questão. A possibilidade deste desfecho e o facto de o próximo catalisador no mercado (Merck à parte) não chegar até meados de outubro, com a temporada de resultados americanos, faz com que seja muito provável que as bolsas estagnem durante algumas semanas e até continuem a ter alguns ganhos preventivos, como na semana passada.

Não será grave, mas irá exigir paciência e sangue frio para evitar erros, pois nada sugere que o sentimento de mercado tenha mudado para pior. Os assuntos pendentes de resolução podem causar alguns danos a curto prazo, mas, por agora, devemos interpretar como uma oportunidade para aumentar as posições a melhores preços e/ou reordenar a carteira. Nada mais. Porque as finanças americanas serão resolvidas sem dramas, a China ficará cada vez mais isolada do resto do mercado, a inflação elevada durará mais tempo do que geralmente se crê, mas irá diminuir lentamente, o ciclo expansionista sobreviverá sem problemas e os resultados empresariais continuarão a apoiar as bolsas. São 15 dias normais ou maus, na pior das hipóteses.