Diretor da Bankinter Gestión de Activos destaca os dados mais recentes da evolução da inflação nos principais mercados

Diretor da Bankinter Gestión de Activos destaca os dados mais recentes da evolução da inflação nos principais mercados

23.11.2023

Escrito por: Bankinter

Na habitual coluna de opinião que assina no Jornal de Negócios, o diretor da Bankinter Gestión de Activos destaca os dados mais recentes da evolução da inflação nos principais mercados desenvolvidos, que mostram uma forte desaceleração em termos homólogos, sustentando a convicção de que os respetivos bancos centrais terminaram o aperto monetário em que embarcaram nos últimos 18 meses. Para José Calheiros, a queda das yields e respetiva subida do preço das obrigações que se verificou desde o início do mês de novembro pode ser apenas o prelúdio de um novo “bull market” desta classe de ativos nos próximos tempos.

A extraordinária performance das 7 ações “magníficas” este ano, entre as quais a Nvidia, Microsoft, Tesla e Meta é outro dos temas abordados pelo diretor da Bankinter Gestión de Activos, referindo que a evolução a dois dígitos dos principais índices de ações americanas e mundiais “mascara uma realidade muito diferente” relativamente ao resto do mercado, composto por empresas, que, dado o atual enquadramento geopolítico e a evolução das taxas de juro, “não tiveram vida fácil em bolsa”.  Até quando estas 7 ações, caracterizadas pela sua exposição ao buzzword Inteligência Artificial, vão sustentar o mercado? Segundo José Calheiros, a história dos mercados financeiros indica que não será para sempre.

O comentário do diretor da Bankinter Gestión de Activos inclui ainda uma nota sobre a recente crise política em Portugal e o eventual  impacto na execução de vários projetos estruturantes para a economia portuguesa, nomeadamente os que dependem das verbas do PRR. José Calheiros considera ser fundamental o bom senso e o sentido de responsabilidade para que se coloquem os objetivos de Portugal em primeiro lugar. 

Leia o artigo na íntegra no Jornal de Negócios em: Bull & Bear: Inflação a cair, obrigações a subir