Reutilizar e reciclar, as palavras-chave para poupar o ambiente e na carteira

Reutilizar e reciclar, as palavras-chave para poupar o ambiente e na carteira

05.02.2024

Escrito por: Ideias que Contam

São mais de 2,2 mil milhões as toneladas de lixo produzidas anualmente pelos 27 países da União Europeia, uma quantidade de desperdício que prejudica a biodiversidade e que mantém a produção de gases com efeitos de estufa em níveis mais elevados do que o desejável. Saiba como a economia circular e a reciclagem podem ajudar a poupar enquanto protege o planeta.
Menos desperdício, menos produção de resíduos, melhor aproveitamento de matérias-primas e menor pressão sobre o ambiente são alguns dos benefícios mais evidentes da economia circular e da reciclagem, um modelo económico que depende de comportamentos, do contributo de todos e que resulta numa utilização menos intensiva dos recursos naturais.
A redução dos gases com efeitos de estufa é outro dos benefícios diretos, uma vez que 9,1% destas emissões na União Europeia (UE) resultam de processos industriais, segundo dados da Agência Europeia do Ambiente. Criar produtos sustentáveis e mais eficientes desde a origem permite reduzir o consumo de recursos e de energia, fatores que representam 80% do impacto ambiental na fase de produção. Em paralelo, a quantidade de resíduos também é menor.
A um nível mais empresarial, a economia circular permite estimular a inovação, aumentar a competitividade e o crescimento económico e contribuir para a criação de mais empregos. Segundo o Eurostat, estima-se que o seu desenvolvimento e implementação possa criar 700 mil novos empregos na UE até 2030. Para os consumidores, este modelo económico garante o acesso a produtos mais duradouros e permite poupar dinheiro a longo prazo.

O caminho e as suas etas Europeias

O Plano de Ação para a Economia Circular, lançado pela Comissão Europeia em 2020, foi o ponto de partida para uma estratégia de sustentabilidade que deverá ser adotada pelos 27 estados-membros até 2030. Um plano que foi reforçado, um ano depois, através de medidas ainda mais exigentes que contribuam para a concretização da meta de neutralidade carbónica até 2050, previamente adotada por este conjunto de países. Um caminho que não pode deixar de ser trilhado quando diversos estudos apontam que ao ritmo atual, em 2050 serão necessários três planetas para dar resposta às necessidades da população.
Trocar as embalagens de plástico pelas de vidro, levar caixas de casa quando vai buscar uma refeição em take away e, quando nada disto é possível, reutilizar embalagens e reciclá-las. É importante não se esquecer os sacos reutilizáveis quando vai às compras e adquirir produtos a granel sempre que estejam disponíveis. Assim evita o desperdício daquilo que não precisa. Com estes pequenos gestos vai poupar dinheiro e o ambiente. Na UE, cada pessoa produziu, em média, 189 quilos de resíduos de embalagens em 2021 (em Portugal foram 177 quilos). 

 

Reaproveitar

Usar t-shirts velhas como panos de limpeza, cortinas de banho para cobrir móveis se pintar a casa, ou transformar móveis antigos em peças decorativas mais atuais, são alguns dos exemplos do que pode fazer para dar uma nova vida a diferentes objetos. Também pode comprar coisas em segunda mão e, em aplicações como a Vinted pode igualmente vender o que já não usa. Doar a instituições ou colocar roupa em fim de vida nos contentores de reciclagem para a indústria têxtil também são boas opções.

 

Reciclar

Mesmo os resíduos que não podem ser reutilizados podem ser transformados através da reciclagem. Assim, seja plástico, papel, vidro, madeira ou metal pode sempre reciclar, colocando-os nos respetivos contentores disponíveis nos ecopontos. Pilhas, cápsulas de café, óleos usados, pequenos eletrodomésticos e equipamentos elétricos também têm locais específicos para serem colocados. Em todos estes materiais há elementos recicláveis e, quando não existem, o seu fim de vida será num parque de gestão de resíduos para que possam ser eliminados em locais próprios.

 

Reparar

Nem sempre o destino do que está estragado é o lixo. Verifique sempre se é possível e se compensa reparar. Dê uma segunda vida a uns sapatos mudando a sola, a umas calças trocando o fecho, ou a um armário trocando os puxadores. Desta forma, poupa dinheiro e evita que acabem em aterros ou lixeiras.