Imagen

Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio)

20.05.2022

Escrito por: Bankinter

No dia 22 de maio de 2022, celebra-se o Dia Internacional da Biodiversidade. Esta comemoração foi proclamada pelas Nações Unidas no dia em que se adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992.

Esta data tem como objetivo consciencializar cada um de nós para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica em todos os ecossistemas. Serve de reflexão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam estimular ações, universalmente, que contribuam para a criação de ecossistemas saudáveis, com o fim de todas as formas de pobreza, desigualdade e alterações climáticas. 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

“Construir um Futuro Partilhado, para todos os seres vivos na Terra”

O tema deste ano, “Construir um Futuro Partilhado, para todos os seres vivos na Terra” desafia-nos a ter um papel ativo na proteção da biodiversidade, com 22 ações para inspirar movimentos individuais, e em comunidade, em prol da natureza.
 
Destacamos:
 
  1. Consumir com responsabilidade - Compre alimentos e produtos locais, que não prejudiquem o meio ambiente e a saúde humana. Evite produtos embalados ou processados. Opte por produtos que podem ser reciclados ou reutilizados. Reduza ao máximo a produção de resíduos.
  2. Minimizar o desperdício - Reduza o consumo desnecessário (questione-se “preciso disso?”), reutilize o que puder (ou dê a outra pessoa), recicle o mais possível para reduzir ao máximo os resíduos. 
  3. Poupar energia - Desligue as luzes e os aparelhos elétricos/eletrónicos quando não precisar deles. Privilegie fontes de energia renováveis.
  4. Limpar uma área perto de si - Limpe o seu bairro, um jardim, um parque, uma floresta, praia ou as margens de um rio. Limpe a sua rua de plásticos/resíduos para que não caiam nos rios ou no mar ou não sejam comidos por animais.
  5. Ajudar os animais, pequenos e grandes - Apoie abrigos de animais selvagens e centros de reabilitação. Se vir um animal em perigo, notifique as autoridades locais ou o abrigo de animais mais próximo.
  6. Apoiar organizações ambientais – Apoie ONGs e outras organizações que trabalham para preservar e restaurar o meio ambiente, através de doações, voluntariado ou participação nas suas atividades.
 
Celebre este dia, tomando medidas para proteger e gerir de forma sustentável a vida e a natureza do nosso planeta, assegurando que ninguém é deixado para trás.