Imagen

Crédito Habitação Eficiente Bankinter

05.04.2022

Escrito por: Bankinter

A eficiência energética traduz-se no uso inteligente das fontes de energia que temos disponíveis, poupando-as e redirecionando-as para vivermos de forma mais sustentável. Está ao alcance de todos garantirmos que teremos um bom ambiente no futuro. Está nas nossas mãos. O impacto ambiental do consumo de energia dos edifícios, no nosso país, é de cerca de 30%, representando 5% das emissões de gases de efeito de estufa.

Os benefícios desta necessidade de nos ajustarmos a uma maior eficiência energética não são apenas o de poupança ambiental, mas também de poupança financeira para todas as famílias, nomeadamente com benefícios fiscais no IMI, com possível redução até 25%, se a classificação do seu imóvel for igual ou superior a A, no IMT, e redução até 40% na fatura mensal da energia. Adicionalmente, o seu imóvel valoriza-se significativamente.

As habitações com elevada eficiência energética são frequentemente caracterizadas por:

 

(a) Painéis fotovoltaicos: dispositivos que utilizam a luz do sol e convertem-na em energia elétrica.

(b) Bombas de calor: bombas que extraem o calor do ar para aquecimento de água, consumindo uma quantidade mínima de energia e permitindo uma poupança de 70%, como por exemplo, caldeiras.

(c) Bateria solar: bateria que armazena a energia solar e que permite, que esta seja usada mais tarde. Reduz em 70% o consumo de energia de rede.

(d) Isolamento térmico em coberturas ou pavimentos exteriores e interiores.

(e) Monitorização e controlo inteligente de consumos de água.

(f) Sistemas de aproveitamento de águas pluviais.

(g) Incorporação de biomateriais, materiais reciclados e soluções de base natural.

 

Sabe o que é um Certificado de Eficiência Energética?

O certificado energético é um documento digital que atesta a qualidade energética de um imóvel numa escala que vai de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). Este documento é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE) e apresenta avaliação de consumo energético relativo a climatização e águas quentes sanitárias, mas também medidas de melhoria para reduzir o consumo.

O certificado energético é válido por 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços. No caso de grandes edifícios de comércio e serviços, o prazo é de 6 anos para certificados emitidos até 30 de abril e 2015 e 8 anos para certificados emitidos após 30 de abril de 2015. Trata-se de um documento obrigatório desde 2013 para quem pretende vender ou arrendar um imóvel.

O Bankinter é um Banco Eficiente e tem a solução de crédito habitação em que poupa na sua mensalidade e poupa no meio ambiente!

O Crédito à Habitação Eficiente do Bankinter promove a compra de casas com eficiência energética certificada, bem como a transferência de crédito associado a este tipo de imóveis. 

O Banco oferece redução da 0,1% na sua taxa de juro fixa, com prazo igual ou superior a 5 anos, para imóveis que apresentem Certificado de Eficiência Energética igual ou superior a “A” para imóveis novos e igual ou superior a “B-“, para imóveis usados.                                                                      Escala Eficiência Energética

Faça a sua simulação com o código de vantagem CH_EFICIENTE e aproveite as nossas condições especiais. O Planeta fica melhor e o seu Crédito também.

Botão Simular