Imagen

Bankinter é uma empresa líder na luta contra as alterações climáticas, de acordo com o Financial Times.

29.04.2022

Escrito por: Bankinter

O Bankinter voltou a ser reconhecido como uma das empresas mais empenhadas do setor com os temas da sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, o prestigiado Financial Times escolheu o Bankinter para fazer parte da lista das principais empresas europeias na luta contra as alterações climáticas, que é preparada anualmente e denominada "Líderes Do Clima da Europa".

 

O Bankinter continua a liderar a luta contra as alterações climáticas

Na segunda edição da lista "Líderes Climáticos da Europa 2022", o Bankinter classifica-se como uma das 400 empresas europeias que mais reduziram as suas emissões de gases com efeito de estufa no período 2015-2020. De acordo com a publicação britânica, durante esse período o banco reduziu as suas emissões em 64,5%. Além disso, é o banco espanhol que mais reduziu a intensidade das suas emissões de âmbito 1 e 2 (toneladas de CO2 derivadas do consumo de energia por volume de negócios).

Esta diminuição das emissões deve-se sobretudo ao facto de o banco ter vindo a aumentar progressivamente a contração de eletricidade proveniente de fontes renováveis, atingindo 100% até meados de 2020. Adicionalmente, o banco tem vindo a compensar anualmente as suas emissões diretas no projeto de Conservação da Amazónia em Madre de Dios (Peru). Desta forma, o objetivo de ser neutro em carbono para estes alcances foi alcançado até 2020.

Este reconhecimento é mais um apoio ao firme compromisso do Bankinter em abordar a gestão ambiental, assumindo o desafio e a responsabilidade de operar da forma mais amiga do ambiente, adotando as medidas necessárias para mitigar o seu impacto ambiental, analisando e gerindo os principais riscos ambientais ao longo da cadeia de valor.

O Bankinter está a aderir às principais iniciativas e compromissos internacionais em matéria de sustentabilidade e alterações climáticas, tais como: o Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios do Equador, o UNEPFI (iniciativa financeira do Programa das Nações Unidas para o Ambiente), os Princípios da Banca Responsável e, mais recentemente, à Net Zero Banking Alliance. Através desta última iniciativa, os seus membros comprometem-se a tornar todas as suas carteiras de crédito e investimento neutras em emissões de gases com efeito de estufa até 2050, fixando metas intermédias para 2030.

 

Plano 3D de Sustentabilidade 2021-2023

A Estratégia de Alterações Climáticas do Bankinter engloba 4 linhas estratégicas do Plano de Sustentabilidade 3D 2021-2023. Enquanto instituição financeira preocupada e empenhada nas alterações climáticas e na deterioração do capital natural, o banco estabeleceu como desafio o desenvolvimento de uma estratégia empresarial para as alterações climáticas e o capital natural.

Esta estratégia incorpora uma análise dos riscos e oportunidades do sector bancário e financeiro para enfrentar o desafio de transformar a sociedade e apoiar a transição do atual modelo económico para um novo modelo produtivo consistente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a agenda internacional de transição ecológica. Assim, o Bankinter já faz parte das entidades que manifestaram o seu apoio às recomendações do Task Force on Climate-Related Financial Disclosures para incorporar as alterações climáticas na gestão dos riscos e oportunidades da entidade.

 

Desta forma, a estratégia corporativa do Bankinter sobre alterações climáticas e capital natural está focada nos seguintes pontos:

  1. Compromisso climático: Contribuir para a transição para uma economia sustentável para contribuir para a adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas. O Bankinter aderiu à iniciativa Net Zero Banking Alliance com o objetivo de alcançar emissões neutras em carbono até 2050.
  2. Oportunidades de negócio: Aumentar a atividade relacionada com o financiamento sustentável, ligada à criação de produtos relacionados com todas as áreas de atividade do banco (em poupança, investimento, financiamento, gestão e/ou produtos de pagamento).
  3. Gestão de riscos: Integrar plenamente a gestão dos riscos das alterações climáticas no modelo de gestão de risco, conceção de um roteiro de descarbonização para carteiras de investimento e financiamento.
  4. Envolvimento de grupos de interesse: Envolver todas as partes interessadas no compromisso coletivo de ação contra as alterações climáticas.