Imagen

Impacto da inflação e subida dos juros nos investimentos e os desafios do ESG

01.07.2022

Escrito por: Bankinter

A inflação e a subida de juros em 2022 são uma bruma de incertezas que paira sobre os investidores. “O primeiro semestre deste ano tem sido dramático. Mesmo os investidores que detêm carteiras diversificadas, registam perdas que superam as que se registaram há dois anos, em plena pandemia”, refere José Miguel Calheiros, Diretor da Bankinter Gestión de Activos na sua habitual análise “Bull & Bear”, publicada esta segunda-feira no Jornal de Negócios, para assinantes.

Para o responsável, há esperança para uma “recuperação de parte significativa das perdas de investimentos, dados os níveis muito atrativos a que determinados segmentos do mercado transacionam aos dias de hoje”. Contudo, alerta que é preciso que no segundo semestre se verifique um maior crescimento económico, menos inflação e que não se derrape para um cenário de recessão nos próximos 12 meses. 

Na coluna que assina no Jornal de Negócios, José Miguel Calheiros, aborda ainda a temática do ESG, sigla inglesa usada para designar os critérios ambientais, sociais e de governo corporativo a ter em conta na gestão das empresas. Para o diretor da Bankinter Gestión de Activos, a definição destes conceitos será determinante para uma alteração concreta de estratégias e práticas que conduza a um modelo de crescimento mais amigo do ambiente, numa altura em que o mundo se consciencializa e se debate com a mitigação dos efeitos das alterações climáticas, que já se fazem sentir. 

“A produção legislativa da União Europeia neste âmbito tem sido profícua e desafia o setor financeiro, enquanto principal promotor destas mudanças necessárias, junto de estados-nação, empresas e cidadãos”, refere José Miguel Calheiros, chamando a atenção para a importância do papel da banca neste domínio, assim como da estabilidade normativa, que é preciso assegurar. “O desafio para as autoridades europeias e empresas, será também a criação condições de previsibilidade, simplificação e coerência ao nível das regras e conceitos a adotar”. O diretor da Bankinter Gestión de Activos refere que isso será fundamental para potenciar da melhor forma possível o apoio às empresas na melhoria de práticas e no seu desenvolvimento sustentável.