Imagen

Como é a taxa para visitar o Reino Unido a partir de abril?

15.04.2025

Escrito por: Equipa Research Bankinter Portugal

Viaja para Londres em 2025? Então, é do seu interesse saber que o governo britânico obrigará os turistas da União Europeia que viajem para o Reino Unido a pedir uma autorização eletrónica de entrada denominada Autorização Eletrónica de Viagem.
 

Em que consiste a nova taxa de viagem para O Reino Unido?

Como dizíamos, a taxa turística é a autorização eletrónica de entrada denominada Autorização Eletrónica de Viagem. Embora o governo britânico argumente que a norma não significa que os cidadãos da União Europeia necessitem de um visto para entrar no Reino Unido, os especialistas dizem que, de facto, será assim, já que as autoridades britânicas poderão aceitar ou rejeitar o pedido de autorização de viagem.
 
Os solicitantes deverão responder a um questionário bastante amplo com perguntas semelhantes às realizadas quando se pede um visto. Nomeadamente, além de dispor de passaporte com dados biométricos, será exigido responder a um questionário de segurança, confirmar a data da sua viagem, os seus dados pessoas, adicionar um e-mail, número de telefone para contacto e foto pessoal e do passaporte.
 
Quando terminado o pedido, o governo britânico terá 4 dias para responder e a validade da autorização será de 2 anos ou até à expiração do passaporte, o que acontecer primeiro.
 
Poderá fazer o pedido através da aplicação ETA ou no sítio Web oficial do governo do Reino Unido.
 

Quando começará o Reino Unido a cobrar aos turistas

A medida imposta pelo governo britânico, Electronic Travel Authorization (ETA na sua sigla em inglês) entrou em vigor a 2 de abril de 2025. O pedido do ETA está disponível já desde 5 de março de 2025.
 

Quanto custa a taxa turística do Reino Unido?

Num momento inicial, a taxa turística custa 10 libras por pessoa (cerca de 12 euros), que não serão devolvidas. A partir de 9 de abril de 2025, a taxa passará a custar 16 libras (cerca de 20 euros).
 
Tenha atenção às fraudes. Há sites não oficiais, fraudes ou de empresas privadas, que cobram até 8x mais devido a taxas de serviços.  
 

Quem terá de pagar a taxa turística?

Todas as pessoas que visitem o Reino Unido, incluindo crianças, se não estiverem enquadradas em outras modalidades de entrada como autorização de residência, de trabalho ou de estudo.
 
Esta medida já é aplicável aos cidadãos de Barém, Koweit, Omã, Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Espera-se que, entretanto, seja aplicada a cidadãos de outros países, exceto aos irlandeses.
 

Taxa turística para entrar na União Europeia

A União Europeia aplicará uma medida semelhante, não só aos cidadãos britânicos, o que será muito problemático para o nosso país tendo em conta a quantidade de turistas britânicos que nos visitam.
 
Nomeadamente, espera-se que, em 2025, a União Europeia implemente o ETIAS, uma autorização que terá validade de 3 anos e que custará 7 euros.
 

Países do mundo que já aplicam uma taxa turística

A novidade da medida do Reino Unido é que rompe drasticamente as normas anteriores que ainda são aplicadas aos cidadãos da União Europeia (o passaporte era suficiente para entrar no Reino Unido), mas não é o primeiro país com estas exigências.
 
A entrada nos EUA está sujeita a normas semelhantes. Aplica o ESTA com uma tarifa de 21 dólares e validade de 2 anos.
 
Embora não tenham o mesmo significado que o ETA do Reino Unido, são muitos os países que cobram uma taxa pela entrada de turistas. Segunda a página CN Traveller, estes seriam alguns exemplos:
 
  • Itália. Veneza cobra uma tarifa aos turistas que a partir da primavera de 2024.
  • Indonésia impôs uma taxa aos viantes que visitem Bali. 
  • Nova Zelândia fará o mesmo a partir de 1 de outubro de 2024.
 
Verifique todas as informações relevantes sobre o ETA no sítio Web da Embaixada de Portugal no Reino Unido ou no sítio Web do governo britânico (em inglês).