Imagen

Viagens baratas: reservar com antecedência ou na hora?

09.09.2021

Escrito por: Ideias que Contam

Muitas vezes, quando ponderamos fazer uma viagem, surge-nos a seguinte dúvida: será mais barato reservar uma viagem com antecedência ou aproveitar as ofertas de última hora? Em primeiro lugar, devemos ter em conta a grande oscilação de preços das viagens. Neste artigo, dizemos-lhe onde procurar os voos, bem como as vantagens e desvantagens de planear a sua viagem com antecedência ou mais em cima da hora.

 

 

Reserva de viagens baratas com antecedência

 

Em geral, ao reservar com antecedência a sua viagem, pode encontrar uma maior oferta e variedade de hotéis e voos. O mais complicado é acertar na antecedência com que deve reservar, uma vez que, se reservar com demasiada antecedência, pode não conseguir aproveitar uma descida de última hora nos preços. 
Estas são as melhores opções para comprar com tempo e ao melhor preço:  
 
Newsletter e alertas de preços

Uma boa opção para estar a par das ofertas de viagens é subscrever newsletters de diferentes agências de viagens e empresas de transportes. Desta forma, receberá todas as informações atualizadas com as melhores ofertas em cada momento. Além disso, existem sites onde pode acompanhar os voos de que necessita e definir alertas que o avisem sempre que os preços baixarem. 

Ofertas em redes sociais

As redes sociais, como o Twitter ou o Facebook, também são uma boa forma de se manter atualizado com os melhores preços, uma vez que as agências publicam novidades e ofertas que lhe podem interessar.  

Sites de comparação de preços de voos

Pode aceder a sites especializados em viagens para comparar preços, como por exemplo o Trivago ou o Kayak, e agências online como a Jetcost, a Edreams, a Opodo e a Logitravel. Existem também motores de pesquisa de voos como o LastMinute ou o Google Flights e, ainda, aplicações específicas como a Rumbo, a Momondo ou a Skyscanner.

Comprar voos e viagens na hora

Em geral, muitos destes sites, como o TripAdvisor, têm toda a informação que precisa para qualquer uma das opções, isto é, reservar a sua viagem com antecedência ou “à última hora”. 
 
O problema de esperar até à última hora é que pode não encontrar ofertas para as datas em que pretende fazer a viagem ou para os destinos que procura. Este tipo de reserva é recomendado especialmente quando decide fazer uma viagem de última hora e está aberto a diferentes destinos. 

 

Aspetos a ter em conta ao comprar um voo:

 

Reservar com tempo

Uma das maiores vantagens de reservar o seu voo com tempo é a tranquilidade de poder escolher o destino e a data e, mais importante, as agências e as companhias aéreas oferecem descontos significativos em viagens reservadas com antecedência, por vezes até 20% ou 30%.  
 
Viagens de última hora

Normalmente, o que acontece é que quando existem poucos lugares os preços sobem. Mas também é verdade que, por vezes, nem todos os lugares estão ocupados e os voos e pacotes de férias ficam mais baratos no último minuto, porque há lugares livres que é necessário preencher.
 
Parece-nos claro que a maneira de garantir uma viagem mais barata, usufruindo de descontos, especialmente se tenciona escolher a data e o destino, é reservá-la com antecedência. 
Mas se é flexível quanto à data e ao destino, pode encontrar viagens baratas e ofertas interessantes de última hora. 
 
Assim, em função do que pretende, escolha a solução mais indicada para si.
 
Boas viagens!