Imagen

Os seus filhos querem estudar fora? Ajude-os a voar!

03.02.2022

Escrito por: Ideias que Contam

Estudar no estrangeiro é o sonho de muitos jovens, que assim têm oportunidade de viver uma experiência pessoal enriquecedora, de explorarem outras culturas e de terem contacto com estilos de vida distintos. Para muitos é a primeira aposta numa vida independente e isso pode trazer-lhes algumas incertezas ou inseguranças. 
As hipóteses são variadas e com diferentes investimentos financeiros e pessoais. Estudar fora de Portugal pode fazer toda a diferença no currículo, na formação e no percurso profissional, mudando a vida dos mais jovens de forma que nem poderiam imaginar. É possível estudar no estrangeiro em qualquer idade, seja no verão, durante um semestre ou por vários anos, aprender um idioma, concluir uma licenciatura, mestrado ou doutoramento. Se os seus filhos têm vontade de abrir os horizontes, encare isso como uma oportunidade e saiba como os pode ajudar a dar os passos certos na descoberta de novas realidades.

 

As grandes vantagens 

Maior independência
Estar fora do país, morar sozinho e estudar numa escola onde nunca se esteve, traz independência sem par. Sem dúvida que as recompensas e o crescimento pessoal são superiores às dificuldades. Deixar a casa dos pais e o círculo de amigos, mesmo que durante uns meses, obriga a sair, e bem, da zona de conforto. 

 

Independência

Saber mais sobre outra cultura
Não precisa de ir para o Japão, pode ficar por Espanha, a distância é aqui pouco importante. Irá conhecer novos hábitos e rotinas e ter os pés bem assentes numa cultura diferente. Isto ajudará a abrir horizontes e a formar um melhor profissional no futuro. 

Mais sobre outra Cultura

Melhorar o currículo 
Mesmo uns meses de estudo no estrangeiro são uma importante referência no currículo de quem está a dar os primeiros passos profissionais. Além de tudo o que aprende, a experiência que ganha a gerir dificuldades e a lidar com outras pessoas é uma mais-valia. 

Melhorar o Curriculo

Conhecer novas pessoas
Nunca é demais conhecer pessoas novas e com outras personalidades, ainda mais sendo de um país que não o nosso. Abrir os horizontes ao nível das amizades é deveras enriquecedor. 

Conhecer novas pessoas

Aprender uma nova língua
Nada melhor para aprender um novo idioma do que fazê-lo lá fora. Ouvir e treinar uma nova língua não só na escola como na rua e entre colegas traz outro nível a toda a aprendizagem. 

Aprender novas linguas

Quais são as escolhas possíveis?
 

Erasmus+
É o programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto. O programa Erasmus+ 2021-2027 tem uma forte aposta na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. A inscrição poderá ser feita na universidade de origem, mas este programa encontra-se em diversos setores da aprendizagem: ensino superior, formação profissional, educação de adultos, ensino escolar, atividades para jovens e formação no âmbito do desporto amador.

 

Bolsa de estágios em organizações científicas e tecnológicas internacionais
O principal objetivo deste programa é assegurar formação avançada de jovens portugueses com grau académico de licenciatura ou superior em organizações científicas internacionais. 

 

Portal Estudar na Europa
Estudar na Europa é um portal da Comissão Europeia que pretende tornar o ensino superior europeu mais aliciante para estudantes de outras partes do mundo. O portal disponibiliza informação sobre a oferta de cursos nas instituições europeias, os procedimentos de admissão, as despesas envolvidas, a disponibilidade de bolsas de estudo, os serviços prestados e o ambiente do ensino universitário na Europa.

 

Ensino universitário no estrangeiro
A Information Planet é uma agência educativa que envia estudantes para o estrangeiro e conta com a ajuda de consultores educativos certificados. Representa centenas de instituições de ensino e trata de todo o processo, desde a matrícula, alojamento, transfers, passagem aérea ou aplicação do visto. Entre os destinos possíveis estão o Reino Unido, Dinamarca, EUA, Canadá e Austrália. 

 

De bolos em Paris a Marketing na Alemanha
Os seus filhos têm um passatempo ou uma paixão que gostavam de explorar? Um curso no exterior pode ser uma grande mais-valia. Ficarão felizes com uma formação em pastelaria francesa ou preferem aperfeiçoar o marketing digital numa cidade alemã? Estudarem no exterior e frequentarem cursos de curta duração é ótimo para valorizar o currículo e aprenderem ou explorarem uma habilidade.

Fazer bolos em Paris

Aprender línguas no estrangeiro 
Pelo mundo fora, de Inglaterra à Austrália, há uma oferta variada de cursos de línguas e também programas académicos que incluem estágios profissionais. Tenha em atenção que aprender línguas no estrangeiro leva o seu tempo, pois, dependendo do nível inicial, terá de escolher o curso que mais se adequa às necessidades dos seus filhos para poderem chegar ao nível desejado. Experimentar a cultura e praticar a língua o máximo possível ajuda em todo o processo. Pesquise sobre a escola escolhida, a experiência dos seus professores, o tamanho das turmas, se inclui atividades extracurriculares ou excursões culturais.

 

Existem várias alternativas:
1. Cursos de verão para jovens no ensino secundário durante as férias escolares, em que podem viver umas férias inesquecíveis e descobrir o mundo desde cedo;
2. Em alguns casos pode combinar o curso de línguas com treinos do seu desporto favorito; 
3. Cursos para jovens com mais de 18 anos que pretendam aprender uma língua noutro país. Podem ser intensivos ou prolongar-se por alguns meses.

 

Aprender Linguas no Estrangeiro

 

Saber se o curso tem reconhecimento
O NARIC (National Academic Recognition Information Centre) é um organismo vocacionado para dar resposta a questões sobre reconhecimento académico de graus e diplomas estrangeiros de ensino superior. Este centro integra a rede ENIC-NARIC, constituída pelos centros de informação dos Estados-membros da União Europeia e pelos centros de membros do Conselho da Europa e da UNESCO.

Curso com recomnhecimento

Procure bolsas de estudo
Livros, propinas, alojamento, alimentação, fazem parte das despesas dos estudantes que decidem partir para o estrangeiro. Tudo isto deve ser incluído no seu orçamento.

Candidatarem-se a bolsas de estudo é uma forte ajuda para compensar os custos. Investigue se a universidade dos seus filhos oferece essa ajuda para estudantes no exterior e procure o mesmo nas suas escolhas fora do país. Também há bolsas de estudo financiadas pelos governos de algumas nações. Não poupe na pesquisa.

 

Procurar bolsas de estudo

Onde vai morar?
Alguns programas fornecem alojamento, mas, caso tenha de procurar, saiba que tem diferentes opções. Os dormitórios estudantis são bons para conhecer outros jovens, fazer novos amigos e até ter ajuda em diversos assuntos. Costumam ter preços razoáveis e ficam perto dos campus. As casas de família são também uma excelente opção para quem deseja mergulhar na cultura local. Uma solução com maior privacidade, mas também mais cara, é o aluguer de um apartamento, mas pode arranjar um colega de casa para dividir as despesas. 

Onde vai morar

Fazer e gerir (bem) o orçamento
É fácil gastar dinheiro vivendo fora, por isso incentive os seus filhos a gerirem o seu orçamento. Há diversas maneiras de poupar: muitos países oferecem cartões de desconto a estudantes para usar em lojas e restaurantes. Preparar as refeições em casa é outra forma de reduzir custos, além de tirar proveito dos alimentos locais. Optar por atividades ao ar livre (incluindo desporto), praias, museus gratuitos e festivais e economizar em transportes públicos enquanto caminha e explora a nova cidade são excelentes compromissos. Na hora de voltar a Portugal nas férias, uma pesquisa nas companhias aéreas pode valer uma grande poupança. O mais importante é verificar o orçamento com frequência, assim como a conta bancária, especialmente quem não está acostumado com determinada moeda estrangeira, pois pode gastar mais do que pensa.

Gerir o orçamento

De volta a casa
Ao sair de Portugal, os seus filhos podem ter saudades de casa, enfrentando diversas barreiras linguísticas e culturais. Qual o resultado? Ganham em experiência de vida, aprendem a superar desafios, a gerirem o seu dinheiro e, principalmente, a conhecerem-se melhor como pessoa e profissional. Ao regressarem a casa depois de algum tempo no exterior, podem sentir-se desajustados na sua antiga realidade. Só precisa de os ouvir, de pedir que partilhem o que sentem e de perceber o que ambicionam fazer agora que voltaram. Tudo é positivo, pois significa que eles mudaram, cresceram, aprenderam novos modos de estar e com eles trouxeram bagagem repleta de conquistas.

 

Volta a casa