Imagen

Os jovens e a literacia financeira: um guia para os pais.

28.10.2021

Escrito por: Ideias que Contam

Literacia Financeira

 

Se tem filhos ou vai ter em breve, leia este guia. Reunimos aqui algumas dicas a ter em conta na educação financeira dos membros mais jovens da família. 
Sabemos que ter filhos implica muitas responsabilidades. Para além de assegurarem necessidades básicas, como a saúde e a alimentação, os pais têm ainda a responsabilidade de prepararem os filhos para os diferentes aspetos da vida, entre os quais a educação financeira.
O que significa orçamento? O que são rendimentos, juros e impostos? E o que quer dizer crédito? Por que razão é tão importante poupar? Estas e outras perguntas são respondidas num pequeno vídeo explicativo preparado para os pais e para os mais novos, de forma a que estes últimos possam aumentar a sua literacia financeira. 

 

 

Saiba como poderá apoiar a educação financeira dos mais jovens aplicando estas cinco dicas:

1. Dê o exemplo aos seus filhos, gerindo as próprias finanças

O exemplo que os pais dão na sua relação com o dinheiro é muito importante. Nesse sentido, é essencial que desde cedo os mais pequenos aprendam a distinguir quais as despesas indispensáveis e as que não são, a comparar produtos, bem como as vantagens de poupar.

2. Converse com as crianças sobre dinheiro

As crianças devem encarar o dinheiro como algo natural, compreender que ele se ganha com o trabalho e que é utilizado para pagar bens ou serviços que são importantes. Se compreenderem que o dinheiro não é infinito, aprenderão mais cedo a relevância de poupar e de dedicar essas poupanças às coisas essenciais ou às de que mais gostam. 

3. Importância da mesada

Dar uma mesada aos seus filhos é uma forma de os ensinar a poupar e a gerir o próprio dinheiro, incrementando, ao mesmo tempo, a capacidade de valorizar os seus gostos, caprichos e desejos (sejam cromos, rebuçados, videojogos ou patins).

4. Fomente nos seus filhos o hábito da poupança 

Dar um simples mealheiro às crianças pode ajudá-las a compreender a necessidade de poupar, um hábito que todos lhes devemos incutir desde cedo. De facto, ensiná-las a poupar ajudá-las-á a adquirir uma série de hábitos positivos para o futuro. 

5. Ensine os mais pequenos a serem consumidores inteligentes

É importante que as crianças compreendam aspetos como a influência que a publicidade tem na criação do desejo de quererem comprar determinado produto ou a importância de comparar produtos com base no preço, no tamanho e na qualidade.
O dinheiro não cai do céu, nem nasce nas árvores.

Num mundo com cada vez mais apelos ao consumo, a educação financeira permite aos jovens adquirir conhecimentos que vão ajudá-los para que, no futuro, tomem decisões mais conscientes e responsáveis relativamente ao valor do dinheiro e às suas finanças pessoais.

 

Depósito BK Mini