Imagen

10 Livros que não pode deixar de ler neste verão.

05.08.2022

Escrito por: Ideias que Contam

Dizia o poeta Fernando Pessoa, no seu “Livro do Desassossego”, que “ler é sonhar pela mão de outrem”. Mas não só. É também viver, sem sair do lugar, outras realidades próximas ou distantes da nossa, levando o imaginário mais além. 

Longe do stresse do dia a dia, no bolso, em versão e-book, ou na mala da bagagem, em formato impresso com cheirinho a papel acabado de sair da máquina, descubra este e outros mundos com as nossas dez sugestões para todos os gostos e géneros literários. 

 

Pessoa

“Pessoa – Uma Biografia”
Finalista do Prémio Pulitzer 2022 na categoria Biografia, esta é a mais recente e aclamada criação de Richard Zenith, escritor, tradutor, investigador e um dos mais destacados especialistas (nacionais e internacionais) da vida e obra pessoanas. Radicado em Portugal há mais de 30 anos, o autor esteve ligado ao Grupo de Estudos do Modernismo Português e é o organizador do “Livro do Desassossego” e de muitas outras obras do poeta português Fernando Pessoa, conhecido pelos seus múltiplos heterónimos. Nesta biografia, Zenith mostra o homem quase desconhecido por detrás da sua extraordinária multiplicidade de vozes e de uma das obras literárias mais complexas e ricas de todos os tempos.
Por Richard Zenith
BIOGRAFIA
Quetzal Editores, 2022

Qual é o nosso lugar no universo?

“Qual É o Nosso Lugar no Universo”
O astrónomo e astrofísico português David Sobral, que em 2015 descobriu a galáxia CR7, convida o leitor a fazer uma viagem extraordinária pelo céu em busca do nosso lugar no cosmos. Estaremos sozinhos no Universo? O que existe para além da Terra? O Universo é infinito? Quantas galáxias existem? As estrelas vivem para sempre? De onde vimos, afinal? Estas são algumas das questões levantadas a que procura dar resposta. Há pouco mais de um século achávamos que só existia uma galáxia no Universo, a nossa. Hoje sabemos que existem mais de dois biliões. Há cerca de três décadas, não conhecíamos um único planeta fora do nosso sistema solar a rodar à volta de uma outra estrela. Desde então, descobriram-se mais de quatro mil e identificaram-se, até, candidatos a planetas como a Terra, com distâncias das suas estrelas que os podem tornar potencialmente habitáveis. De acordo com o astrofísico “somos todos feitos de estrelas e cosmos. Todos iguais e ao mesmo tempo únicos”.
Por David Sobral
CIÊNCIA
Planeta, 2022

Economia Narrativa

“Economia Narrativa”
O Prémio Nobel da Economia de 2013 explica, neste livro inovador, como as histórias – sobre confiança financeira ou pânico, booms imobiliários ou bitcoins – se tornam populares, viajam pelo globo e se tornam virais em milésimos de segundos, gerando eventos económicos. As ideias sobre a economia narrativa articulam-se com os avanços recentes nas tecnologias da informação e nas redes sociais, que são os canais pelos quais são veiculadas. Muitas começaram por ser fantasiosas, mas acabaram levadas a sério pela sua capacidade para influenciarem os mercados e afetarem as economias. Shiller reflete sobre alguns dos desafios enfrentados pela economia narrativa, discute a ligação entre epidemias de saúde e epidemias económicas e olha para a epidemiologia como fonte de lições para combater contágios económicos.

Por Robert Schiller
ECONOMIA
Actual Editora, 2022

Humanocracia

“Humanocracia – Criar Empresas Tão Incríveis como as Pessoas que as Compõem”
Um mundo em constante transformação representa um desafio para as empresas que, além de resilientes, são impelidas a inovar e a sair “da caixa”. Burocracia, regras rígidas e estruturas verticais são limitativas e uma barreira à sua evolução. Neste livro, os autores apresentam argumentos e dados para melhorar o clima empresarial com uma nova maneira de pensar o mundo dos negócios e das organizações. Arrojo, empreendedorismo e agilidade são chave para a mudança.

Para Gary Hamel, um dos mais influentes pensadores da área dos negócios e professor na London Business School, “nesta era sem precedentes precisamos de ser capazes de tirar partido de todo o engenho que a Humanidade tem, aproveitar as oportunidades que nos trarão soluções inovadoras, tais como a Internet das Coisas, o 5G, a Inteligência Artificial ou a biotecnologia e, acima de tudo, libertar as capacidades de cada pessoa”.
Por Gary Hamel e Michele Zahini
GESTÃO
Actual Editora, 2021

Os Cavalos de Hitler

“Os Cavalos de Hitler”
Quando os especialistas pensavam que a maior parte da arte nazi tinha ficado destruída na Segunda Guerra Mundial, duas fotografias chegavam às mãos do historiador e detetive de arte holandês Arthur Brand. Eram imagens das estátuas favoritas de Hitler, os “Schreitende Pferde” (“Cavalos Galopantes”), de Josef Thorak, as quais se julgavam perdidas durante um bombardeamento a Berlim. “Os Cavalos de Hitler” conta a incrível e verdadeira história de um dos roubos mais extraordinários do século XX. Em busca das estátuas, Brand mergulha num mundo terrível, onde a ideologia nazi continua bem viva e a ser financiada pela venda de memorabília do Terceiro Reich, agora relatado neste livro, cujos direitos cinematográficos já foram adquiridos pela MGM (Metro-Goldwyn-Mayer).
Por Arthur Brand
HISTÓRIA
Porto Editora, 2022

A Íris Selvagem

“A Íris Selvagem”
Prémio Nobel da Literatura em 2020, pela sua inconfundível voz poética, que, com uma beleza austera, tornou universal a existência individual, Louise Glück transporta para este livro de poemas as imagens universais dos poetas greco-romanos. Contemplado com o Pulitzer, prémio norte-americano outorgado a grandes obras do jornalismo, da literatura e da música, “A Íris Selvagem” aborda a dor e a fragilidade dos seres humanos nos nossos dias.
Por Louise Glück
POESIA
Relógio d’Água, 2020

Depois

“Depois”
Apelidado por muitos como o “mestre do terror”, King conta hoje com mais de 300 milhões de exemplares vendidos em cerca de 35 países, Portugal incluído. “Depois” é a sua mais recente prosa e conta as “dores de crescimento” de Jamie Conklin, uma criança que deseja ter uma infância banal, mas que tem um dom sobrenatural que o torna diferente: Jamie é um rapaz que vê coisas para lá do nosso mundo… Segundo o autor, esta é uma narrativa inquietante e emotiva acerca da inocência que, a dada altura, todos perdemos, e as provas que temos de superar para distinguir entre o bem e o mal. Se gosta de histórias de crime e suspense, este é um thriller irresistível.
Por Stephen King
POLICIAL/THRILLER
Bertrand Editora, 2022

A Piada Infinita

“A Piada Infinita”
Consegue imaginar os Estados Unidos, o Canadá e o México unidos num superestado? Uma comédia brilhante sobre a procura da felicidade e todos os males do nosso tempo, que se traduziu naquela que é considerada a obra-prima de David Foster Wallace, um nome incontornável da literatura contemporânea norte-americana que desapareceu em 2008. A revista “Time” chegou mesmo a considerá-la um dos cem melhores romances de língua inglesa publicados desde 1923. Wallace escreveu esta obra em 1996, quando a era digital estava a despontar. Na altura, já ele falava do domínio do entretenimento, da perseguição do prazer total, do totalitarismo do consumo, da dependência de substâncias psicotrópicas e de gadgets, da preponderância de patologias mentais, da alienação, da solidão, do vazio, do suicídio e de uma imensa tristeza, pessoal e coletiva. Uma narrativa distópica projetada num futuro não muito longínquo.
Por David Foster Wallace
ROMANCE
Quetzal Editores, 2012

Último Olhar

“Último Olhar”
Miguel Sousa Tavares regressa ao romance com este livro que cruza o presente com o passado e interroga o futuro que queremos ter. A obra narra duas histórias em paralelo: a de Pablo, de 93 anos, que enfrentou os tempos da Guerra Civil espanhola, andou pelos  campos de refugiados em França e passou quatro anos no campo de extermínio nazi de Mauthausen, após os quais viveu 75 anos, tão feliz quanto possível, entre os campos de Landes, em França, e os da Andaluzia, em Espanha; e a de Inez, uma médica de 37 anos que vive um casamento e uma carreira de sucesso com Martín, em Madrid, até ao dia em que conhece Paolo, um médico italiano que está mergulhado no olho do furacão do combate a uma doença provocada por um vírus novo e devastador: o SARS-CoV-2. A nova doença, transformada em pandemia, vai mudar a vida de todos eles, convocando-os a enfrentar dilemas éticos a que se julgavam imunes.
Por Miguel Sousa Tavares
ROMANCE
Porto Editora, 2021

Como Prevenir a próxima pandemia

“Como Prevenir a Próxima Pandemia”
Ativista pela saúde global, o especialista em tecnologia e filantropo Bill Gates reflete, neste livro, sobre a pandemia da covid-19 e, apoiando-se no conhecimento partilhado pelos maiores especialistas mundiais e na sua própria experiência no combate a doenças infecciosas em países em desenvolvimento através da Fundação Gates, explica o seu plano para eliminar a ameaça que as pandemias representam para a Humanidade. “Podemos prestar cuidados básicos a todos e estar prontos para fazer face a qualquer doença que surja – e contê-la”, diz, enquanto exemplifica os passos a dar para que não tenhamos de viver outra catástrofe semelhante, incluindo as inovações de que o mundo precisa para salvar vidas rapidamente (como uma equipa permanente de prevenção de pandemias) e as ferramentas que devem ser implementadas para que vírus e surtos possam ser detetados e travados precocemente.
Por Bill Gates
SAÚDE
Ideias de Ler, 2022

 

Para além destas sugestões, e se já anda em viagem, aproveite as feiras do livro locais, as bibliotecas de praia ou as municipais, e saiba que de norte a sul do país há várias bibliotecas e livrarias que são mesmo lugares de culto que merecem uma visita atenta. É o caso das bibliotecas do Palácio Nacional de Mafra, da Joanina, na Universidade de Coimbra, e das livrarias Lello, no Porto, ou a Ler Devagar, em Lisboa, entre outras. Boas leituras!