Imagen

Fundos de Investimento Bankinter: Investir Rende Temporada 2 Ep. 6

21.07.2021

Escrito por: Bankinter Portugal

Matérias Primas

 

 

Hoje vamos falar sobre Matérias Primas, também conhecidas como Commodities. 

Falamos de ativos reais, como Petróleo, Gás Natural, Alumínio, Cobre ou Ouro. 

Estas matérias-primas estão incorporadas em praticamente todos os processos produtivos da economia mundial.

Enquanto investidores, o que adquirimos são instrumentos financeiros - como fundos de investimento - que nos dão exposição positiva ou negativa consoante a evolução do preço de uma matéria-prima ou, mais comum, de um cesto com várias matérias primas.

A rendibilidade das matérias-primas é muito mais especulativa do que as outras classes de ativos, porque assenta apenas na evolução positiva do seu preço.

E como varia o preço? Depende de fatores como o clima ou a instabilidade política nos países produtores.

Estes fatores podem diminuir ou aumentar a oferta destas matérias primas em determinados períodos, o que leva a variações bruscas nos preços, como aconteceu com o preço do petróleo em 2020.

Quando há quebras no ritmo da atividade económica - como as causadas pela pandemia de COVID 19 -, o preço das matérias primas tende a cair e o seu rendimento é negativo.

Quando temos uma forte aceleração do crescimento económico mundial, a rendibilidade destes ativos tende a ser muito positiva.

O maior benefício de investir em matérias primas é a possibilidade de diversificar o risco dos nossos investimentos, combinando-as com as outras classes de ativos que abordámos nos episódios anteriores.

Na próxima semana vamos falar sobre as vantagens de ter um pouco de tudo na nossa carteira!