Dia Mundial da Poupança: seis dicas para manter as finanças pessoais sob controlo

Dia Mundial da Poupança: seis dicas para manter as finanças pessoais sob controlo

31.10.2023

Escrito por: Ideias que Contam

Dia Mundial da Poupança: seis dicas para manter as finanças pessoais sob controlo
A 31 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Poupança, mas todos os dias podemos tomar decisões que nos ajudam a poupar o ano inteiro. Conheça seis estratégias que pode adotar.

ELABORAR UM ORÇAMENTO

Ter um orçamento definido é o primeiro passo para começar a poupar. Procure fazer uma reflexão sobre qual é efetivamente o montante mensal que tem disponível e a que despesas tem de fazer face. De seguida, pode ser útil elaborar uma lista em que organiza os seus gastos por ordem de importância, por exemplo, definindo à partida o valor que pode gastar numa determinada coisa. Para despesas que não tenham um valor fixo, procure fazer uma estimativa o mais aproximada possível. 
Embora a prioridade passe pelo cumprimento das suas obrigações financeiras e pela melhor gestão das suas finanças pessoais, não se esqueça de definir um montante base que fique de lado para potenciais imprevistos.

DEFINIR METAS DE POUPANÇA

Uma vez estabelecido o orçamento familiar e discriminadas as rubricas onde vai aplicar o seu dinheiro, é importante arranjar espaço para também “pagar-se a si próprio”. O objetivo último de ter um orçamento a cumprir é conseguir poupar, mas se os valores em sobra não tiverem destino, provavelmente terá tendência a aplicá-los em gastos desnecessários. 
Defina, à partida, um valor mensal que está disposto a colocar no porquinho mealheiro e procure manter esse montante fixo. Claro que poderá haver meses em que tenha uma margem mais reduzida e, eventualmente, não consiga guardar o valor que estabeleceu, mas ter uma meta definida vai ajudá-lo a não fugir à poupança. 

REGRA 50/30/20

Já ouviu falar da regra 50/30/20? Se não, esta é uma boa altura para aprender o princípio criado por Amélia Warren Tyagi, que diz que do seu orçamento 50% deve ser aplicado em necessidades, 30% em desejos e 20% em poupanças e amortizações de dívidas. 
Aplicar esta regra na gestão das suas finanças pessoais pode ajudá-lo a poupar através da categorização das suas despesas. Ora, se no campo das necessidades temos coisas como alimentação, habitação, transportes ou eletricidade, na parcela de desejos pode inserir as atividades ou bens que lhe tragam alegria, como jantar fora, ir ao cinema ou comprar uma peça de roupa, por exemplo. 
Não esquecendo, no entanto, os importantes 20% que restam, que deverão ser aplicados na amortização voluntária de dívidas elevadas ou na criação de um fundo de maneio de emergência em caso de imprevistos.

ECONOMIA DOMÉSTICA

As pequenas coisas, ou as que aparentam sê-lo, podem na verdade fazer toda a diferença quando é hora de poupar. Para começar, procure fazer refeições em casa e aproveitar o que cozinhou para levar na marmita para o trabalho ou garantir a refeição dos filhos na escola, além de ser mais saudável, estará a poupar. 
No seu dia a dia, tenha atenção às torneiras abertas enquanto lava as mãos ou os dentes, às máquinas de lavar roupa ou loiça (que deve colocar a funcionar apenas quando estiverem cheias) ou a dar leituras de gás, água e luz, um pequeno esforço que lhe permitirá evitar acertos inesperados. 
Além disso, sempre que possível, evite usar o automóvel para deslocações que possa fazer a pé, não só aproveita o passeio, como a carteira agradece.

INVESTIR

Por fim, mas nem por isso menos importante, agora que tem algumas “luzes” para navegar o caminho até à poupança, há que pensar no que pode fazer com o dinheiro que guardou. Capitalizar sobre os recursos disponíveis é uma forma de potenciar as suas poupanças e até, potencialmente, de as aumentar. No entanto, procure não investir tudo o que poupou, defina previamente um valor máximo e mantenha sempre algum do dinheiro de parte. 
Analise os produtos de investimento disponíveis, avalie que condições oferecem e compare as opções que tem disponíveis. Pode optar por investimentos de menor ou maior risco, mas invista com consciência e informação.

 

Botão Simular