Imagen

Compras de Natal mais conscientes: 8 ideias com impacto positivo no mundo

21.12.2021

Escrito por: Ideias que Contam

Com o Natal à porta, regressa o ritual da oferta de presentes para a família e os amigos. Uma tradição que, em nome da sustentabilidade e da solidariedade, deve ser cada vez mais consciente. E se tiver de pecar por excesso, que seja de amor, cumplicidade e sorrisos. Antes de fazer a sua lista de compras, inspire-se nas nossas sugestões.

Este ano, surpreenda tudo e todos fazendo a diferença com um presente que tenha um impacto positivo no mundo. Oito ideias para vários gostos e bolsas. 

Ora tome nota:

 

Ofereça Plantas

 

1. Ofereça plantas ou um pinheiro solidário. 

Se tem família ou amigos que gostam de plantas, esta pode ser uma boa opção. É um presente sustentável e duradouro, que embeleza a casa e que cria sentido de responsabilidade em cada um de nós. Por outro lado, se ainda não tem árvore de Natal para este ano e vive na região da Grande Lisboa ou Porto, o já conhecido Pinheiro Bombeiro – iniciativa da startup portuguesa Rnters – tem um custo de vinte euros, cinco dos quais revertem para a compra de material profissional para apoiar os bombeiros voluntários nacionais. A grande diferença é que estas árvores em vez de compradas são “alugadas” para facilitar a sua reciclagem para biomassa. A iniciativa, além de contribuir para uma causa, tem como objetivo dar uma segunda vida a pinheiros que foram cortados para limpar as matas portuguesas. Clique aqui para adquirir o seu.

 

Ofereça Cultura

 

2. Presenteie com bilhetes para concertos, peças de teatro, exposições ou cinema. 

Poder assistir a um concerto ou a uma peça de teatro ao vivo é um excelente presente, uma espécie de regresso à normalidade, visto termos estado privados deste tipo de eventos durante muitos meses. Além disso, é uma forma de mostrar a nossa gratidão – nem que seja indiretamente – aos milhares de trabalhadores do setor que ficaram parados durante a fase mais crítica da pandemia. 

 

Ajudar Associações

 

3. Opte por ajudar associações e instituições de cariz solidário. 

Em vez de receber presentes, pode pedir aos seus familiares e amigos que coloquem o dinheiro que tinham destinado para as suas prendas na conta de uma associação ou instituição de cariz social. Outra opção é fazer as suas compras nestas organizações, dado que muitas delas fabricam produtos nesta altura do ano. A Leigos para o Desenvolvimento – ONG que teve de suspender as suas missões em África durante a pandemia – lançou uma linha de presentes solidários com o objetivo de angariar fundos para garantir a sustentabilidade dos seus projetos. A ONG juntou-se a artistas e a artesãos que desenvolveram presépios e um livro infantil que pode oferecer este Natal, ao mesmo tempo que apoia uma causa nobre. Saiba mais aqui

 

Produtos em Segunda Mão

 

4. Aproveite as feiras/lojas de produtos em segunda mão.

Dar uma nova vida a roupa, a peças de decoração ou a outros objetos pode ser uma boa escolha para quem tenciona colocar o conceito de economia circular em prática. Se pretende ser original e oferecer prendas deste género, pode optar por fazer as suas compras em lojas ou feiras especializadas neste tipo de artigos, geralmente únicos e difíceis de encontrar em lojas mais comuns. A Humana Portugal, por exemplo, tem uma série de lojas em Lisboa e Porto onde poderá encontrar moda second hand original. Além disso, os lucros revertem para fins sociais.

 

Cursos e Workshops

 

5. Ofereça cursos e workshops.

Como o saber não ocupa lugar, que tal oferecer um curso para aprender um idioma, um workshop de cozinha ou de cerâmica? Presentear alguém com este género de experiências pode ser muito útil e, acima de tudo, representar uma mais-valia – devido à aquisição de uma nova skill – que pode ser usada no futuro. Inspire-se no site Odisseias.

 

Promover a Cidade ou Região

 

6. Escolha promover a sua cidade ou região através de um voucher turístico. 

Esta pode ser a prenda ideal para os curiosos e amantes de História. Poder usufruir de uma viagem que nos leve a descobrir o passado da localidade onde vivemos pode fazer de nós os melhores embaixadores dessa região. Com certeza que nos surpreenderíamos com a quantidade de pormenores e locais que, apesar de lá passarmos todos os dias, desconhecemos. A Parques de Sintra, por exemplo, lançou este ano a campanha “Neste Natal faça parte da História” que, sob a forma de vouchers, contempla propostas diversificadas de ofertas para a quadra natalícia.

 

Sessões Fotográficas

 

7. Ofereça uma sessão fotográfica para mais tarde recordar. 

As fotografias são fragmentos de momentos passados que se perpetuam no tempo e nos fazem regressar a um determinado instante. Esta pode ser uma excelente escolha para quem gosta de registar e recordar momentos a solo, em família ou com amigos, podendo ser acompanhada de um álbum para ali reunir os melhores momentos da sessão. Muitos fotógrafos fazem este tipo de trabalho. Contacte um da sua região ou procure na internet. Há muitas ofertas criativas e em conta para este tipo de trabalhos. Veja as sugestões da Associação de Fotojornalistas Familiares.

 

Comércio Local

 

8. Aposte no comércio local e em marcas portuguesas. 

Quantos negócios não resistiram devido à crise provocada pela pandemia? Com certeza que deve ter-se apercebido de alguns que fecharam na sua zona. Numa altura em que a recuperação económica é muito necessária, é hora de pôr em prática a conhecida expressão: o que é nacional é bom. Será de grande ajuda tentar fazer algumas das compras neste género de estabelecimentos porque, além de ajudar o empresário, estará a promover aquilo que de melhor se faz localmente. Dê uma volta a pé pelas lojas da sua cidade ou região. Vai certamente surpreender-se com as ofertas locais…

 

Por último, seja eco-friendly até ao fim. Ou seja, na hora de embrulhar os presentes que não podem ser dados por meios eletrónicos, como é o caso de bilhetes, vouchers e outros, pense numa embalagem que não gere novos resíduos. Opte por qualquer invólucro ou papel reciclado, sobras do ano anterior, folhas de jornal ou revistas, tecidos de roupas antigas, rolos de papel higiénico, entre outros recursos criativos. Prenda com pedaços de lã que tenha em casa ou de cordel de outros embrulhos e remate com um laço: o seu melhor e mais sincero sorriso. 

Para conhecer ideias criativas sobre formas de embrulhar presentes de Natal, basta procurar alguns vídeos no YouTube. Descubra, por exemplo, o furoshiki, uma alternativa ecológica ao papel de embrulho. 

Inspire-se nas nossas sugestões e surpreenda a sua família e amigos com ideias originais. Boas festas!